Cuidados com a pele no inverno: 4 dicas poderosas

28 de julho, 2021

O inverno começou, oficialmente, no dia 21 de junho. Com a estação, chegaram não somente os dias mais frios, mas também uma maior necessidade de cuidar da pele. Isso porque as baixas temperaturas, aliadas à menor umidade do ar, reduzem a circulação periférica do tecido cutâneo, deixando-o mais desidratado e, por consequência, sensível, áspero e suscetível a lesões. Portanto, veja quais cuidados com a pele no inverno são essenciais para manter a hidratação:

Leia também: Benefícios do inverno para a pele: Saiba quais são eles

Hidratando a pele no inverno

“O vento pode quebrar a barreira de defesa formada pelo manto hidrolipídico e levar embora a água da superfície, aumentando ainda mais o ressecamento. Também costumamos usar água mais quente para os banhos, o que prejudica a pele e o cabelo. Por fim, temos menos sensação de sede e ingerimos menos água no inverno, piorando o nosso estado de hidratação”, explica Letícia Bortolini, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A médica conta que as peles que já são previamente sensíveis e secas são as que mais sofrem durante a estação por conta desse processo de desidratação. É o caso, por exemplo, de pessoas com dermatite atópica, psoríase, alergias, mulheres na pós-menopausa e idosos em geral. “As doenças inflamatórias prévias sofrem mais porque se exacerbam pela desidratação, e as peles mais maduras porque já são mais finas e ressecadas pelo envelhecimento.”

Vale lembrar que as partes do corpo que ficam mais expostas — nariz, bochechas e orelhas — sentem mais os efeitos da queda na temperatura, assim como as mãos, que tendem a ressecar com a lavagem frequente, seja na água fria ou na quente.

Em relação aos cuidados com a pele no inverno, Letícia afirma que o corpo e o rosto demandam o uso de hidratantes específicos para cada área. “Geralmente, os cremes corporais são mais ricos em óleos do que os faciais, o que pode provocar acne se usados na face. Como precisamos intensificar a hidratação cutânea, optamos por produtos específicos. Há balms para hidratação labial, cremes faciais, para áreas espessas como mãos e pés, hidratantes corporais, cada um com sua finalidade”, completa.

Confira, agora, 4 dicas especiais da dermatologista para cuidar da sua pele no inverno.

Cuidados com a pele no inverno

1 – Beba água

A primeira recomendação da médica é caprichar na hidratação — e isso começa de dentro para fora. Então, tome bastante água, cerca de 2 litros por dia, e aproveite para manter uma alimentação equilibrada, recheada de frutas, verduras e legumes, especialmente os alimentos ricos em vitaminas C e A.

Leia também: Pele madura: Saiba quais etapas do skincare você deve adotar

2 – Hidrate-se bem

Aposte em bons produtos hidratantes para o corpo e o rosto. Além disso, dê preferência para aqueles que são específicos para o seu tipo de pele. Um lembrete importante: a pele oleosa também deve receber esse cuidado, viu? Então, procure um creme que ajude a hidratar sem aumentar a oleosidade. Nas lábios, aplique balms hidratantes sempre que se expor ao sol e ao vento e use os produtos pelo menos duas vezes ao dia.

3 – Fuja do banho quente

Um banho quentinho ajuda a relaxar depois de um dia cansativo, mas lembre-se que o calor excessivo desidrata a pele, deixando-a mais sensível e até oleosa, o que pode provocar acne (devido ao efeito rebote). Por isso, o ideal no inverno é tomar apenas um banho rápido por dia, com água morna (mais para fria), pouco sabonete e sem usar bucha ou esponja.

Leia também: Truques do TikTok: Dicas de beleza perigosas que têm bombado nas redes

4 – Cuidados com a pele no inverno Continue usando protetor solar

Sim, filtro solar deve ser aplicado todos os dias, mesmo quando o clima está nublado ou chuvoso. Isso vale, inclusive, se você trabalha em casa, pois a exposição à luz de aparelhos como computador ou celular também prejudica a saúde da pele.

Fonte: Letícia Bortolini, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.