Pele madura: Cuidados e etapas do skincare que você deve adotar

26 de julho, 2021

Cuidar da pele é essencial, principalmente na fase adulta. Isso porque o corpo está em constante transformação e, conforme envelhecemos, o nosso metabolismo desacelera. Por isso, a pele madura necessita de cuidados especiais. Mas você sabe quais são eles?

As principais causas das mudanças na pele madura incluem transformações hormonais, redução da renovação celular e queda na produção de colágeno e elastina. Dessa maneira, sinais como manchas e rugas podem ser observados a partir dos 25 anos.

A menopausa, por exemplo, contribui para o ressecamento da pele e para a diminuição da fabricação de colágeno pelo organismo. Portanto, ter uma rotina de skincare é fundamental para manter a saúde da pele.

Cuidados com a pele madura 

O ideal é consultar um dermatologista para saber quais são os passos e os produtos adequados para a sua pele. Contudo, você pode seguir as dicas abaixo:

Limpe profundamente

Pode parecer óbvio, mas quando não limpamos nosso rosto corretamente, resíduos e impurezas se acumulam ao longo do dia, deixando a pele fragilizada. Sendo assim, comece a higiene removendo a maquiagem com uma solução apropriada. E mesmo que você não use maquiagem, é importante passar um algodão com água micelar para tirar o excesso de outros produtos, como o protetor solar.

Em seguida, use um sabonete (de preferência líquido) apropriado para o seu tipo de pele.

Opte por antioxidantes

Os antioxidantes estimulam a produção de colágeno, uma substância sintetizada pelo corpo que garante firmeza e viço para a pele. Aposte em produtos com vitamina C e vitamina E, pois eles ajudarão a trazer ainda mais hidratação e luminosidade. 

Hidrate o rosto e corpo 

Como já dito anteriormente, a hidratação natural é escassa em peles maduras. Após lavar e aplicar o antioxidante, use um hidratante no rosto — e no corpo — todos os dias para amenizar o desgaste da região. Você pode optar por dermocosméticos ricos em ácido hialurônico, vitamina B5 e manteiga de karité.

Aplique filtro solar com frequência na pele madura

A aplicação do filtro solar é uma das etapas mais importantes de cuidados com a pele madura. Isso porque, com o passar do tempo, ela se torna ainda mais vulnerável à radiação. 

Leia mais em: Filtro solar no home office: Motivos para usar

Mesmo estando em casa, lembre-se de utilizar o filtro. Pois, diariamente, somos expostos às luzes azuis, transmitidas por aparelhos eletrônicos como celulares, computadores, televisões, tablets e lâmpadas. Nossa pele está sujeita aos danos dos raios UVA e UVB. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.