Como preparar a casa para um inverno livre de alergias

30 de junho, 2021

O inverno é a estação do ano que mais castiga a saúde das pessoas, principalmente as mais sensíveis a alergias respiratórias. Piora da rinite e da asma são muito comuns por causa da queda de temperatura e da umidade. Porém, outros fatores contribuem para esses males como resfriados e gripes—e outros dentro da sua casa. Felizmente alguns cuidados simples ajudam a reduzir a probabilidade de ser incomodado. Confira dicas de como preparar a casa para um inverno livre de alergias.

Como preparar a casa para um inverno livre de alergias

Aspire a casa com a frequência

Mesmo que você tenha uma rotina de limpeza assídua, reforçar a aspiração é fundamental, principalmente se tiver animais em casa. Pois, pelos, poeira e ácaros são os maiores causadores de rinite e asma e têm o frio como aliado. Mas, caso não tenha um aspirador, invista em um rodo com pano úmido. Por outro lado, o uso da vassoura movimenta demais a poeira com os ácaros, que ficam em suspensão pelo ambiente.

Faça uma faxina com frequência  para um inverno livre de alergias

Limpar debaixo de móveis, superfícies da mobília e passar pano úmido ajudam a remover ácaros da poeira, pelos e poeira. Em contrapartida, evite produtos de limpeza demasiadamente perfumados. Pois, podem irritar a via aérea causando tosse, coriza, obstrução nasal.

Mantenha as janelas abertas por um tempo

Por mais que seja tentador permanecer com tudo fechado para espantar o frio, deixe as janelas abertas para o ar circular pela casa. Dessa maneira, prefira os horários da manhã e da tarde ou quando o sol costuma aparecer.

Guarde os tapetes e cortinas  para um inverno livre de alergias

Ambos são a moradia favorita de ácaros e poeira. Mas, se você não conseguir abrir mão destes itens, passe o aspirador de pó, lave-os com frequência e seque-os ao sol, de preferência.

Evite o piso de carpete

É a recomendação número 1 dos médicos alergistas, se não for possível evitar, aspire com frequência. Portanto, prefira pisos de madeira ou frios, que sejam fáceis de manter a limpeza.

Cheque as pinturas da parede e cantos da casa

Esta dica não é por uma questão estética, mas por causa de um grande inimigo da saúde, o mofo. Pois, os fungos adoram umidade e locais frios, e se concentram em regiões pouco ensolaradas/ iluminadas, como nas paredes que ficam escondidas atrás de móveis. Ou seja, manter a pintura da casa em dia ajuda a prevenir o problema. A recomendação do ambiente arejado, com janelas abertas com frequência também é válida para evitar fungos.

Atenção aos aquecedores e ar-condicionado para um inverno livre de alergias

Limpeza e manutenções e troca dos filtros frequentes dos aparelhos irão beneficiar a sua saúde. Mas, muitas vezes essas etapas são negligenciadas e são um prato cheio para a proliferação de ácaros e vírus.

Troque as roupas de cama e banho com mais regularidade

Trocas semanais de roupas de cama e banho ajudam a afastar os ácaros. Estes micro-organismos habitam travesseiros e colchões, que também inspiram atenção. Assim, deixar os travesseiros sob o sol ajuda a reduzir a população de ácaros, assim como virar o colchão de vez em quando. Se puder, evite cobertores de lã ou de tecidos que soltam fiapos. Além disso, prefira roupas de cama de algodão ou materiais sintéticos.


Mantenha a casa organizada

Além de ser importante para o seu bem-estar, não acumular caixas e bagunças reduzem os focos de poeira e ácaros.

Redobre o cuidado com os pets

Escove e dê mais banhos nos seus animais de estimação, e não deixe que eles subam em sofás, camas e locais que você costuma sentar ou ficar.

Guarde os bichos de pelúcia para um inverno livre de alergias

Crianças são alvos fáceis de alergias. Por isso, além de manter limpos os bichinhos de pelúcia, guarde-os durante o inverno para evitar problemas respiratórios nos pequenos.

Faça uma faxina no guarda-roupa

Os armários são os locais favoritos de moradia de ácaros, poeira e mofo. Além da limpeza do local, separe e guarde as roupas por estação e lave-as antes de usar. Pode ser, inclusive, uma ótima oportunidade de desapegar das peças que você não vai mais usar. Além de ser bom para renovar o espaço do armário, você dá um destino útil e solidário às roupas.

Fonte: Fabiana Hashimoto, médica alergologista do Hospital Santa Catarina – Paulista, em São Paulo/SP.

Leia também: Bolor e mofo agravam bronquite: Como evitar

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.