Cosméticos vencidos e os perigos para a pele

Beleza Bem-estar Saúde
11 de Novembro, 2021
Cosméticos vencidos e os perigos para a pele

Quem nunca usou produtos de beleza fora da data de validade, não é mesmo? Apesar de parecer uma atitude inofensiva, o uso de cosméticos vencidos pode apresentar sérios riscos para a saúde. 

Batom, máscara, blush, hidratante, filtro solar, vitamina C e tantos outros produtos formulados para realçar a beleza e a saúde, podem ter efeito contrário e desencadear alergias, irritações e até conjuntivite. “O produto que perde a validade é um meio de cultura para fungos e bactérias e, portanto, não deve ser utilizado”, afirma a dermatologista Anelise Dutra.

Leia também: Conheça os melhores alimentos para cuidar da pele no verão

Como os cosméticos vencidos afetam nossa saúde?

Um item vencido costuma apresentar odor e textura alterados. Assim, isso reflete em uma maquiagem sem brilho, sem uniformidade e de aspecto craquelado. Além disso, o óleo que se separa do produto, tornando-o bifásico, pode obstruir os poros e desencadear o aparecimento de acne.

Para o dermatologista Dário Rosa, os maiores perigos para a pele com o uso de cosméticos vencidos são irritações e alergias. “No caso do rímel e de outros produtos para serem aplicados nos olhos, há o risco de se desenvolver conjuntivite”, ressalta. Sendo assim, em todas estas situações, ao sentir qualquer incômodo é recomendado interromper a aplicação e procurar atendimento médico imediato.

Dessa forma, se estiverem fora do prazo de validade, mesmo os produtos nunca usados e bem conservados não devem ser utilizados. Nos cremes e outras formulações destinados a melhorar a saúde da pele, há um comprometimento dos princípios ativos. “Nestes casos, não se pode confiar na ação de um creme que promete, por exemplo, melhorar a flacidez”, destaca Anelise Dutra.

Nos casos dos rótulos desgastados, que não permitem ver o prazo de validade do produto, Anelise recomenda observar alguns aspectos. “Uma indicação do vencimento é a coloração alterada. Se está esverdeado, com cheiro diferente e apresenta pontos escuros, tudo isso é sinal de que não se deve mais utilizá-lo”, diz.

Segundo a médica, os itens de maquiagem têm durabilidades diferentes. “O prazo de validade de um batom, por exemplo, é de 48 meses. O rímel pode durar 6 meses e uma sombra compacta, até 36 meses”, exemplifica.

Saiba conservar os seus produtos

A dermatologista alerta, também, para a forma como os cosméticos são conservados. “No banheiro, onde a maioria das pessoas guarda os produtos, na bolsa, no porta-luvas do carro, os cosméticos tendem a durar menos. O ideal é que sejam acondicionados em caixas fechadas, protegidos da umidade, do calor excessivo e de outras condições contraindicadas para o armazenamento”, finaliza.

Fonte: Anelise Dutra, dermatologista.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia