Depressão na terceira idade: Como a alimentação pode ajudar

Alimentação Bem-estar Equilíbrio
27 de Setembro, 2021
Depressão na terceira idade: Como a alimentação pode ajudar

A depressão é uma das mais comuns condições mentais tratáveis. De acordo com o Ministério da Saúde, sua prevalência no Brasil gira em torno de 15,5%. Entre os idosos, estima-se que 9,2% da população sofra com a doença. Mas você sabia que o tratamento da depressão na terceira idade pode receber um reforço da alimentação?

O que é a doença

Trata-se de uma doença do sistema nervoso caracterizada principalmente por perda de energia e cansaço constante, sendo tratada por meio de acompanhamento com psiquiatra e psicólogo. Contudo, a alimentação balanceada também contribui para que a pessoa se sinta melhor e mais animada. No caso dos idosos, a escolha dos alimentos exige mais cuidados, mas possui a capacidade de proporcionar bem-estar ao corpo e à mente.

A nutricionista Elisabete Carneiro explica que alimentos simples podem ser inseridos aos poucos no cardápio do idoso. “Em nossos atendimentos, percebemos que em casos de ansiedade ou desânimo, era comum o consumo de alimentos mais gordurosos entre os pacientes idosos. Então, orientamos a ingestão de chás. Como é uma bebida comum na alimentação deles, o sabor de maçã com gengibre foi uma opção bem aceita, por exemplo”, diz.

Leia também: Alimentação e depressão: Saiba qual a relação

Depressão na terceira idade: Como a alimentação ajuda

A especialista afirma que a nutrição é um ponto-chave que pode ajudar a produzir mais serotonina, substância que aumenta o bom humor e ajuda no combate à depressão entre idosos.

Mas é importante ressaltar que existem modos corretos de consumir os alimentos. “O chocolate é um exemplo disso: ele possui o triptofano, que é um componente químico que estimula a serotonina, um hormônio ligado ao prazer e ao bem-estar. Portanto, o consumo de chocolate aumenta a produção de serotonina e faz aumentar a sensação de felicidade“, conclui, destacando que a alimentação regular também deve conter uma boa quantidade de legumes, frutas, carne magra, leguminosas e cereais integrais.

A especialista alerta, ainda, que bons hábitos alimentares não substituem o tratamento e o acompanhamento médico. “A alimentação pode ajudar a prevenir a depressão, quando feita de maneira adequada. No entanto, ela nunca substitui o acompanhamento médico, e toda mudança de comportamento do idoso deve ser observada, pois a doença pode interferir em aspectos físicos, como a perda da vontade de praticar exercícios, relutância em se hidratar e se alimentar saudavelmente, em participar de programas sociais e até mesmo em tomar remédios”, esclarece.

Leia também: Como uma alimentação saudável pode reduzir a depressão

Fonte: Elisabete Carneiro, nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dieta do óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Dieta do óleo de coco: o que é, riscos e cardápio

Na prática, os benefícios da dieta do óleo de coco estão em sua ação no organismo. Saiba mais

mulher correndo na esteira da academia. Ela usa um véu na cabeça
Bem-estar Movimento

Qual cardio queima mais calorias? Especialista responde

Corrida, bike, natação… Você já se perguntou qual tipo de cardio queima mais calorias? Profissional de educação física responde