Açúcar é capaz de viciar em poucos dias, diz estudo

Alimentação Bem-estar
21 de Janeiro, 2020
Açúcar é capaz de viciar em poucos dias, diz estudo

Se você ainda tem dúvidas de que açúcar é capaz de viciar, um estudo da Universidade Aarhus, na Dinamarca, constatou que a substância não só tem efeito viciante, mas também altera a química do cérebro. E, mais, isso se dá em apenas 12 dias.

As pesquisas foram feitas com porcos. Entretanto, os mesmos efeitos podem ser observados em seres humanos. Assim, comprovou-se que a sacarose age diretamente com os receptores de hormônios como, por exemplo, a dopamina (responsável pela sensação de felicidade).

Análises anteriores haviam sido feitos com ratos. Porém, esses animais possuem um sistema metabólico extremamente diferente do humano. Assim, os dados obtidos na pesquisa dinamarquesa são considerados mais seguros pela classe científica.

Leia mais: Você conhece os efeitos do açúcar no seu corpo?

Ao longo de 12 dias, os suínos foram induzidos ao consumo diário de solução de sacarose. Ao fim de cada dia, seu cérebro era escaneado. No final do experimento, mudanças significativas no encéfalo foram observadas.

Sendo assim, o consumo de açúcar é responsável por uma sensação imediata de alegria. Ou seja, o chamado “sistema de recompensa” do cérebro é ativado quando comemos um doce.

Uma vez que o cérebro humano preza por essa sensação, ele incentiva qualquer ação que a proporcione, por exemplo, consumir doces. Portanto, é isso que torna o açúcar é capaz de viciar.

Outras ações podem proporcionar a mesma sensação, como se apaixonar ou passar tempo com amigos.

Por fim, entre outros motivos, é por isso que faz-se tão importante moderar a ingestão de açúcar.

Leia também: 6 passos simples para diminuir o consumo de açúcar

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.