Apneia do sono e ansiedade: Entenda a relação

13 de agosto, 2021

Dormir mal pode gerar uma série de consequências nada agradáveis para a nossa saúde. Falta de concentração, oscilações de humor, ansiedade e até depressão são alguns exemplos. Além disso, para você ter uma ideia, a apneia, um dos muitos distúrbios do sono, pode gerar sintomas de ansiedade e depressão.

Leia também: Sono e saúde mental: Como a qualidade das nossas noites afeta a mente

Apneia do sono e ansiedade: Entenda a relação

De acordo com Fábio Aurélio Costa Leite, psiquiatra com especialização em sono, dor e psiquiatria geriátrica, “indivíduos que não conseguem ter um dia normal porque dormiram mal, acordaram muitas vezes à noite e ficaram irritados e cansados podem ter alterações emocionais de forma mais duradoura e apresentar alguns sintomas, como a ansiedade”.

Ele destaca que um sono ruim pode ser causado pela apneia obstrutiva do sono. “A apneia é um transtorno do sono comum e potencialmente grave, no qual a via aérea torna-se repetidamente bloqueada pelo relaxamento dos tecidos da faringe e da base da língua, limitando a quantidade de ar que atinge os pulmões”, explica.

Ainda segundo o profissional, alguns pacientes que fazem tratamentos de depressão e ansiedade e que usam medicamentos de forma adequada acabam não se recuperando completamente porque têm apneia do sono e não sabem. Por isso, é muito importante o diagnóstico.

Leia também: Ronco: Causas, doenças relacionadas e como tratá-lo

Diagnóstico e tratamento

Uma vez constatada a relação do sono ruim com a apneia, é possível iniciar o tratamento. Geralmente, ele é feito com um aparelho denominado CPAP: pressão positiva contínua nas vias aéreas. Ele consiste em um tubo, ligado a uma máscara, que envia fluxos de ar para o nariz e para a boca da pessoa enquanto ela dorme. Desse modo, suas vias respiratórias não se fecham. “Mas é muito importante a adesão do paciente para que a terapia funcione”, ressalta o médico.

Leia também: Sono e obesidade: Conheça a relação entre os dois

Fonte: Fábio Aurélio Costa Leite, psiquiatra com especialização em sono, dor e psiquiatria geriátrica e parceiro da ResMed.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.