Como uma alimentação saudável pode reduzir a depressão

Bem-estar Equilíbrio
18 de Novembro, 2019
Como uma alimentação saudável pode reduzir a depressão

Todos sabem que ter uma alimentação saudável é bom para o corpo, para quem deseja emagrecer ou para quem simplesmente deseja cuidar da saúde. Mas, você sabia que também é bom para o cérebro?

Algumas comidas podem deixar as pessoas mais felizes, como por exemplo chocolate e pizza. Entretanto, um estudo feito na Universidade Macquarie, na Austrália, descobriu que mesmo em um curto período de tempo, uma alimentação saudável pode ajudar a aliviar sintomas da depressão.

Os pesquisadores procuraram por 77 jovens com idade entre 17 e 35 anos, que tinham sintomas elevados de depressão, e uma dieta calórica. Sendo assim, os participantes foram divididos em dois grupos, um que iria seguir uma rotina de dieta saudável e outro que manteria a dieta atual. Por três semanas o grupo de intervenção foi instruído a seguir uma dieta nutritiva que incluía vegetais, frutas, grãos integrais, e proteína magra.

Diante disso, eles avaliaram os sintomas depressivos antes e depois da dieta, e descobriram que 38 pessoas de cada grupo tiveram sintomas significativamente menores. Três meses após, eles continuaram observando os participantes para saber quais impactos a longo prazo uma dieta poderia ter sobre os sintomas depressão. Com isso, os pesquisadores viram que o grupo que tinha uma dieta saudável teve melhorias nos sintomas de depressão, enquanto o outro grupo continuou na linha de base.

Como ter uma alimentação saudável

Se você está buscando ter uma alimentação saudável, o recomendado é ir a um médico especializado, como nutricionistas, para que seja indicado os alimentos adequados. Contudo, você pode iniciá-la com os seguintes alimentos:

  • Oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas
  • Vegetais verdes: rúcula, espinafre, couve, brócolis
  • Carnes magras: peixe e frango sem pele e gordura

Leia mais em: Dieta: 40 alimentos baratos e saudáveis

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor