Hábitos que você deve abandonar para ser mais saudável

3 de março, 2020

A busca por um estilo de vida mais equilibrado tem crescido exponencialmente. Entretanto, para atingir esse objetivo, é preciso abandonar alguns hábitos para realmente ser mais saudável.

Hábitos que você deve abandonar para ser mais saudável

Priorizar calorias em vez de ingredientes

Infelizmente, esse é um hábito comum a muitas pessoas: priorizar calorias e não prestar atenção nos ingredientes. Certamente, calorias importam (e muito). Entretanto, supondo que tanto uma porção de alimentos industrializados quanto uma porção de frutas equivalham a 100 calorias, qual é a melhor opção? A pergunta se responde sozinha. 

Leia também: Contar calorias emagrece?

Trocar adoçantes naturais por artificiais 

Também, muitos acreditam que adoçantes artificiais são uma melhor opção que os adoçantes naturais. Isso é um equívoco e um hábito a ser abandonado. Essencialmente, o princípio por trás disso é o mesmo que o do hábito anterior. Em suma, independentemente da quantidade de calorias, pode ser mais válido optar por um adoçante natural, como mel do que um item industrializado, possivelmente repleto de aditivos químicos.

Leia mais: Você pode estar comendo açúcar “escondido” sem saber

Medo de consumir gordura

Ainda, outro hábito que deve ser abandonado a fim de conquistar uma vida saudável é o comum medo de consumir gordura. Por certo, consumir gorduras trans e saturadas deve ser evitado. Entretanto, não é incomum associar a palavra “gordura” a “proibição” e isso deve mudar. A razão para isso é simples: há gorduras boas, as insaturadas, que podem (e devem) ser incluídas na alimentação, visto que são extremamente benéficas para a saúde. Peixe gordo, abacate, ovos e azeite são alguns exemplos bons.

Leia também: As melhores opções de gorduras boas para colocar no prato

Sensação de culpa

Por fim, a sensação de culpa em relação às escolhas alimentares feitas não pode ser parte de uma vida saudável. Comer deve ser um prazer, e não uma situação de estresse e ansiedade . Por isso, abandone o hábito de sentir-se culpado pelo que come e, assim, sua relação com a comida se tornará mais leve.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo