Contar calorias emagrece?

10 de setembro, 2019

Cientificamente, queimar mais calorias do que você consome causa perda de peso, e por esse pensamento, algumas dietas e planos alimentares se embasam na contagem calórica para gerar emagrecimento. Mas, será que contar calorias emagrece mesmo?

A principal polêmica é que alguns profissionais de nutrição são reticentes a essa metodologia nutricional, e defendem que contar calorias nem sempre se traduz em controle de peso a longo prazo. Pior ainda: a estratégia pode fazer você se sentir privado e levar a uma alimentação desordenada.

O que são calorias

Vamos começar com o básico da contagem de calorias, que são unidades de energia que alimentam as atividades cotidianas. Respiração? Sim, isso queima calorias – assim como comer e ir à academia.

A taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade de calorias que seu corpo queima para se manter vivo. Este número é específico do indivíduo e determinado por vários fatores, incluindo altura, peso e idade.

Nem todas as calorias são iguais

Não é de hoje que se sabe que a qualidade das calorias que se ingere – assim como o equilíbrio e o sincronismo dos macronutrientes – afeta o metabolismo, a saciedade e a maneira como o corpo utiliza calorias. 

O corpo absorve mais calorias dos alimentos processados ​​ou quebrados de sua forma natural. Por exemplo, 300 calorias de um bolo feito com farinha e açúcar refinados não afetam o organismo da mesma maneira que 300 calorias de aveia cozida com amêndoas e mirtilos.

Para quem vive uma vida saudável, cheia de exercícios, segue uma dieta equilibrada e precisa perder peso em um curto período de tempo, a dieta CiCo pode funcionar. Da mesma forma, comer muitos vegetais, frutas e proteínas à base de plantas enquanto permanece dentro da porção calórica diária vai melhorar a saúde e ajudará a perder peso. Mas consulte um nutricionista antes de iniciá-la para garantir que o corpo esteja recebendo todos os nutrientes certos.

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Em vez de calcular as calorias de cada alimento que come, os profissionais de saúde recomendam praticar a “consciência calórica”. Olhe para o seu prato e pergunte a si mesmo: tenho carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis ​​e vegetais? As partes de cada uma parecem razoáveis? E os vegetais ocupam a maior parte do prato?

O desenvolvimento desse tipo de consciência calórica pode ajudar a obter um bom equilíbrio de nutrientes para nutrir seu corpo, enquanto continua no caminho certo para perder peso.

A contagem calórica, no entanto, pode ser um ponto de partida para se observar de onde as calorias estão vindo. Será que elas estão sendo ingeridas na forma de salgadinhos refinados e bebidas açucaradas? A ideia é que essas calorias sejam usadas para uma alimentação mais inteligente e saudável.

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