Exercícios físicos em casa dão resultado?

1 de setembro, 2021

A pandemia do novo coronavírus nos obrigou a fazer muitas mudanças de vida — e de rotina, não é mesmo? Tivemos, por exemplo, que adaptar tudo o que fazíamos nas ruas: muitos aprenderam a cozinhar, outros foram mais ousados e até resolveram cortar o próprio cabelo… Além disso, por muito tempo as academias permaneceram fechadas e os exercícios físicos tiveram que ser feitos em casa.

Só que algumas pessoas gostaram tanto de treinar na sala ou no quarto que mesmo agora, com a campanha de vacinação a todo vapor, não querem abandonar a malhação online de jeito nenhum. Mas será que o hábito traz resultados? No sétimo episódio do podcast De Bem Com Você, da Vitat, Cris Dias entrevista o personal trainer André Trombini e o influenciador e DJ Thiago Mansur para descobrir. Não perca:

Conheça os convidados

exercícios físicos em casa

André Trombini é profissional de educação física e já oferecia aulas online antes da pandemia começar. “Não com a mesma frequência, é claro. Porque o mundo inteiro, de repente, precisou parar de se locomover, assim como eu — que ia até os meus alunos. E senti que os exercícios físicos em casa podem cansar mais facilmente. Mas é possível, sim, usar a criatividade para tornar tudo divertido e menos monótono”, ele garante.

Thiago Mansur, por outro lado, sempre teve paixão pelos esportes, especialmente pelas lutas. “Precisei pausar completamente a profissão por causa do isolamento social. Por isso, também adaptei a agenda e comecei a treinar em casa”, conta.

Leia também: Como treinar em casa em tempos de pandemia

Então, como realizar exercícios físicos em casa?

Antes de tudo, você precisa levar em conta o seu histórico com as atividades físicas. “Quem já está acostumado a treinar e tem um bom condicionamento físico, realmente pode precisar de uma carga a mais (os famosos pesinhos). Isso porque o treino vai ficando cada vez mais fácil, e será necessário aumentar os estímulos”, explica o personal.

Mas como colocar essa carga ao treinar em casa? Aí, o segredo é usar a criatividade. De acordo com André, garrafas e galões de água, embalagens de produtos de limpeza e até sacos de arroz podem ser aproveitados na sua sessão de suor. “Se, mesmo assim, os exercícios estiverem muito fáceis, a dica de ouro é diminuir a velocidade de execução e mesclar com outros movimentos mais rápidos”, complementa.

Leia também: Treinar em casa: Será que é preciso usar tênis?

Como começar a praticar exercícios físicos em casa?

Quem nunca treinou, por outro lado, precisa tomar alguns cuidados a mais. “Inicie com atividades que não são tão intensas, escolha exercícios de fácil execução e lembre-se de parar e procurar ajuda especializada se sentir dor”, diz.

E nada de desafiar o corpo todos os dias nesse começo, viu? André recomenda intercalar as aulas puxadas com práticas como alongamento e yoga.

Leia também: Sem halteres? Tente essas alternativas na hora de treinar em casa

Sobre o De Bem Com Você

No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana (às quartas), um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!

E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.