Yoga para quem tem diabetes: Conheça os benefícios

Bem-estar Equilíbrio Movimento
29 de Julho, 2021
Yoga para quem tem diabetes: Conheça os benefícios

Os benefícios do yoga para a saúde mental e física vem sendo estudados cada vez mais. A prática consiste em diversas posturas que ajudam a melhorar a coordenação, flexibilidade, força e respiração, por exemplo. Mas você sabia que o yoga para quem tem diabetes é uma ótima opção?

A diabetes é uma doença metabólica caracterizada pela diminuição na produção de insulina pelo pâncreas, e uma diminuição da ação da insulina ou resistência à insulina nas células. 

No Brasil, a diabetes acomete cerca de 16,8 milhões de adultos (20 a 79 anos). Assim, o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima que em 2030 a incidência da doença chegará a 21,5 milhões. 

Mas quais são os benefícios?

Quando estamos estressados, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e de glicemia (açúcar no sangue) aumentam. Consequentemente, o organismo fica mais suscetível a desenvolver complicações graves, como o diabetes e doenças cardíacas. 

Através das técnicas de respiração do yoga, é possível atingir relaxamento e bem-estar geral. 

Além disso, a atividade também melhora a circulação, reduz o risco cardiovascular e promove a manutenção de um peso saudável. No entanto, apesar dos benefícios do yoga terem sido demonstrados em estudos, este não é um tratamento cientificamente aprovado para a diabetes.

O que dizem os cientistas sobre yoga para quem tem diabetes

Um estudo feito pela Universidade Charles Darwin, na Austrália, e pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, mostrou os benefícios da prática do yoga para pessoas com diabetes tipo 2.

A pesquisa, publicada no periódico PLoS One, funcionou com a análise detalhada de 14 estudos com 834 portadores de pré-diabetes. 

Os resultados foram surpreendentes: a prática do yoga melhorou a glicemia em jejum e o perfil de colesterol e triglicérides. Além disso, houve melhora na pressão arterial, podendo ser considerada como uma intervenção com potencial de retardar o aparecimento do diabetes em população de alto risco.

https://www.youtube.com/watch?v=ftIHSprosIo&t=387s

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

10 frutas
Alimentação Bem-estar

10 frutas que não podem faltar nas festas de final de ano (com receitas!)

Frutas como lichia, romã, abacaxi, manga, cereja, nectarina, pêssego, ameixa, uva e morango, são algumas opções

panetone é mais saudável
Alimentação Bem-estar

Panetone é mais saudável que chocotone?

Descubra como escolher a melhor versão deste alimento tão tradicional no natal

Como limpar o ar-condicionado
Bem-estar Casa Saúde

Como limpar o ar-condicionado e o ventilador para evitar doenças

Algumas dicas ajudam a evitar doenças respiratórias. Veja as principais