Quanto tempo leva para perder o condicionamento físico?

4 de fevereiro, 2021

Até mesmo para quem costuma praticar atividades físicas regularmente, é normal ficar um período sem treinar. Isso pode ocorrer por diversos motivos, seja por imprevistos na vida profissional, pessoal, ou até mesmo por doenças. Contudo, o ponto negativo é que conforme os dias passam, o indivíduo perde o condicionamento físico. 

Apesar de não haver uma regra e variar de pessoa para pessoa, segundo especialistas a perda de condicionamento físico pode ocorrer da seguinte forma:

Quanto tempo leva para perder o condicionamento físico

Para quem se exercita regularmente

Quem treina regularmente, de cinco a seis vezes por semana por mais de um ano, é mais propenso a ter uma memória muscular sólida. Entretanto, ainda há perdas no condicionamento físico, sendo as principais no sistema cardiovascular e na força.

Perda de força

Pode demorar cerca de duas a três semanas de inatividade para um indivíduo que se exercita frequentemente perder a força, principalmente se a causa for doença.

Um estudo mostrou isso injetando hormônios que imitavam o efeito do trauma ou estresse que uma doença causa ao corpo em participantes, e descobriram que houve perda de 28% na força dos participantes, taxa maior do que a média.

Leia também: Não consegue fazer flexões? Entenda o que seu corpo quer dizer

Perda cardiovascular

Sobre o sistema cardiovascular, a perda deste tipo de condicionamento físico é pior e mais rápida. Um exemplo disso é que ao parar de treinar por um longo período de tempo, você acaba se cansando muito mais para subir um lance de escadas. 

Dessa maneira, uma pesquisa feita com ciclistas de resistência mostrou que quatro semanas de inatividade física resultaram numa diminuição de 20% de VO2 max, o índice que mede a capacidade máxima que uma pessoa tem de receber, transportar e utilizar oxigênio durante a prática de um exercício. 

Para iniciantes

A falta do exercício físico também é prejudicial para quem ainda é iniciante na academia. Isso porque, após muito tempo, o corpo pode não conseguir se acostumar com a nova rotina.

Perda de força 

Ao contrário das pessoas que já treinam, a perda de força nos novatos é mais difícil de ocorrer. 

Sendo assim, uma pesquisa mostrou que seis meses após os participantes terem abandonado a rotina fitness, até 50% do ganho de força adquirido era mantido.

Leia também: Óleo de peixe como aliado da construção muscular

Perda cardiovascular

O sistema cardiovascular também é um fator mais difícil em relação aos iniciantes. Ainda de acordo com pesquisadores, os ganhos de VO2 max feitos nos últimos seis meses são completamente perdidos após quatro semanas de pausa. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Repórter