Dicas para aliviar as reações depois da vacina de Covid-19

21 de junho, 2021

Desde que a campanha de aplicação da vacina contra a Covid-19 começou no Brasil, algumas pessoas que receberam o imunizante relataram reações adversas. A maioria desses efeitos (mais de 90%, de acordo com pesquisas) foi leve, o que inclui febre, incômodo no local da aplicação e dores de cabeça e no corpo.

Contudo, esses sinais não são motivos de preocupação. E é possível amenizá-los com algumas dicas. Veja a seguir:

Quais são as principais reações à vacina de Covid?

Vale lembrar que os efeitos variam muito de pessoa para pessoa — e costumam passar depois de 48 horas. Porém, procure atendimento médico se eles durarem mais de quatro dias, forem muito fortes ou se estiverem acompanhados de dor abdominal intensa, inchaço nos membros inferiores e manchas vermelhas na pele (longe do local de aplicação).

Entre si, as reações às diferentes vacinas de Covid-19 aplicadas no país costumam variar um pouco. Pacientes que tomaram a AstraZeneca, por exemplo, relataram dores no corpo, mal estar e febre (geralmente acima de 38°C). Mas a bula do imunizante vai mais além, e fala em sensibilidade, dor, sensação de calor, vermelhidão, coceira, inchaço ou hematomas no local da aplicação, sensação de indisposição de forma geral, sensação de cansaço, calafrio ou sensação febril, dor de cabeça, enjoos, dor nas articulações ou dor muscular, dor de garganta, coriza e tosse.

Já no caso da CoronaVac, a embalagem do medicamento prevê dor de cabeça, cansaço, dor no local da aplicação, enjoo, diarreia, dor muscular, dor ao engolir, calafrios, perda de apetite, tosse, dor nas articulações, coceira, coriza e congestão nasal, vermelhidão, inchaço e coceira no local da aplicação.

Leia também: Posso me exercitar depois de tomar a vacina? Saiba mais

No caso da Pfizer, por outro lado, é possível ter dor e inchaço no local de injeção, cansaço, dor de cabeça, diarreia, dor muscular, dor nas articulações, calafrios, febre, vermelhidão no local de injeção, náusea e vômito.

Como amenizar reações à vacina de Covid

Confira o que fazer em caso de:

1 – Dor, vermelhidão e inchaço no local

O braço que recebeu a injeção pode ficar um pouco vermelho, inchado e dolorido. Esses efeitos são considerados normais, e podem ser aliviados com compressas geladas durante 15 minutos, três vezes ao dia. Além disso, é recomendado evitar exercícios que acionem os músculos da região (como flexões).

2 – Febre e dor de cabeça

Analgésicos e antitérmicos podem ajudar, mas só tome-os com orientação médica. E evite os anti-inflamatórios, uma vez que eles podem reduzir a produção de anticorpos.

3 – Mal estar e cansaço

Nada melhor do que tirar o dia para descansar caso você esteja muito indisposto — e ficar longe de atividades que envolvam esforço físico. Além disso, dormir bem, comer alimentos leves e beber muita água são outras recomendações.

4 – Diarreia

Não consuma medicamentos que param a diarreia. Nesse caso, o melhor a fazer é reforçar a hidratação do corpo e pegar leve no cardápio da semana.

5 – Reações à vacina de Covid-19: Coriza

É permitido o uso de produtos para lavar as vias nasais, como o soro fisiológico.

Leia também: O que comer e beber antes e depois de tomar a vacina de Covid-19