Os piores alimentos para o humor – e como substituí-los
Há extensos estudos que relacionam a alimentação ao nosso humor. Em específico, há certos alimentos que devem ser evitados para melhor regular o humor e nossos sentimentos de modo geral.
Isso porque o que comemos afeta os neurotransmissores que o cérebro produz. Estes são os produtos químicos do cérebro que orientam como estamos nos sentindo. Neurotransmissores como a serotonina nos ajudam a relaxar, enquanto a dopamina pode trazer mais foco. Assim, os alimentos que ingerimos fornecem os alicerces para esses produtos químicos, pois o cérebro extrai os nutrientes necessários dos alimentos para criar os neurotransmissores, que, por sua vez, regulam e melhoram o humor.
Portanto, enquanto alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão e abacate, melhoram jogam o astral nas alturas, alimentos de baixa qualidade nutricional afetam negativamente o cérebro. Saiba mais.
Leia também: Glúten pode causar ansiedade? Entenda a relação
Os piores alimentos para o humor
Fast food e alimentos processados
Por mais que hambúrguer, cachorro quente, batata frita e companhia sejam apetitosos e difíceis de “largar”, essas opções são conhecidas por seus diversos malefícios para a saúde do corpo e também da mente. Em resumo, devido à abundância em sódio e conservantes, esses alimentos dificilmente promovem a sensação de saciedade e, por isso, podem provocar episódios compulsivos e sintomas de ansiedade.
Você pode substituir por:
- Frutas e vegetais ricos em fibras;
- Cereais e grãos integrais;
- Oleaginosas.
Leia mais: Alimentos processados campeões de sódio
Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas podem trazer diversos malefícios para a saúde, inclusive para seu humor. Ainda que um taça de vinho por dia não seja um grande perigo, o consumo exagerado de álcool pode prejudicar o metabolismo. Como consequência, atrapalha também seus hormônios e seu humor.
Você pode substituir por:
- Mindful drinking – beber em menor quantidade e com mais consciência;
- Bebidas fermentadas livres de álcool, como o kombucha.
Leia mais: Vinho é mais saudável que cerveja?
Adoçantes artificiais e açúcar adicionado
O açúcar adicionado aos alimentos induz um efeito “espiral” na mente: inicialmente, provoca uma instantânea melhora no humor. Porém, não demora muito para que o corpo colapse e o humor seja comprometido. Por isso, sentimentos de ansiedade e irritabilidade são comuns nesse caso. Não é diferente no caso de adoçantes artificiais.
Você pode substituir por:
- Mel;
- Folhas de estévia;
- Tâmara;
- Fruta-dos-monges.
Leia também: Doce sem açúcar é mesmo mais saudável?
Refrigerante
Os refrigerantes são conhecidos pela grande quantidade de açúcar presente em sua composição. Por isso, provocam efeito similar aos doces e demais alimentos ricos em açúcar adicionado. Sendo assim, podem comprometer muito o humor – mesmo as versões diet dessas bebidas, por serem repletas de adoçantes.
Você pode substituir por:
- Kombucha;
- Chá;
- Sucos naturais;
- Vitaminas e smoothies.
Leia também: Consumo de refrigerante pode levar à morte prematura
Margarina
A margarina é um alimento altamente processado, projetado para parecer semelhante à manteiga na textura e no sabor, e um dos piores alimentos em relação ao humor. Em resumo, ela é obtida por meio da hidrogenação parcial de óleos vegetais.
Você pode substituir por:
- Manteiga tradicional;
- Manteiga ghee.
Leia mais: Manteiga ou margarina: Qual a melhor opção?
Café
Apesar de muito querido, o café não é o melhor amigo do humor. Pois, o excesso de cafeina em sua composição pode desencadear sintomas de ansiedade e estresse, impactando diretamente no controle hormonal do organismo.
Você pode substituir por:
- Café descafeinado;
- Chá verde
- Chá de cúrcuma.