Fruta-dos-monges: O que é, benefícios e como consumir

Alimentação Bem-estar
09 de Setembro, 2019
Fruta-dos-monges: O que é, benefícios e como consumir

Você já deve estar familiarizado com a estévia, adoçante natural que é popular substituto do açúcar. Mas você já ouviu falar  do extrato de fruta-dos-monges, outro adoçante sem calorias que se tornou moda nos últimos anos entre os consumidores preocupados com a saúde?

Também chamada de siraitia, a fruta-dos-monges pode ter um sabor até 250 vezes mais doce que o açúcar de mesa comum – graças a compostos químicos chamados mogrosides, que conferem à fruta sua doçura característica. 

Como outros adoçantes, o extrato de fruta-dos-monges pode ser adicionado a alimentos ou bebidas para aumentar a doçura sem excesso de calorias. Mas qual é sua origem, e esse adoçante é realmente bom para você? Vem saber mais: 

Benefícios do extrato de fruta-dos-monges

A fruta-dos-monges é semelhante ao melão, cresce em uma videira e é nativa de partes da China e da Tailândia. O adoçante é produzido por meio do suco da fruta e processado em forma de cristal.

Com zero calorias, o extrato não aumenta os níveis de açúcar no sangue, como o açúcar de mesa padrão. Isso o torna uma ótima alternativa para pessoas com diabetes, por exemplo. 

Leia também: 6 motivos para incluir o chocolate amargo na dieta

Desvantagens

O extrato pode ser considerado “natural”, mas isso não significa que não seja processado ou 100% puro. A fruta-dos-monges costuma ser combinada com outros adoçantes ou com açúcar e melaço. O problema? Se combinado com açúcar, não é mais livre de calorias.

No entanto, a combinação do extrato com outro adoçante não nutritivo (em outras palavras, zero calorias), como o popular álcool açucarado eritritol, também não é o ideal, já que o eritritol pode causar problemas gastrointestinais como gases e diarreia, especialmente entre pessoas com Síndrome do Intestino Irritável. 

Pesquisas também sugerem que adoçar alimentos e bebidas pode na verdade intensificar o desejo por açúcar em vez de satisfazê-lo. 

Certifique-se de usá-lo com moderação. Você pode adicionar o extrato a bebidas, aveia, assados ​​e outras coisas que você gostaria de adoçar. Lembre-se de que só precisa usar uma pequena quantidade porque ele tem um gosto muito mais doce que o açúcar. 

Leia também: Doce zero açúcar tem menos calorias?https://vitat.com.br/doce-zero-acucar/

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!

mulher comendo um pedaço de maçã e olhando para uma janela
Alimentação Bem-estar

Como emagrecer com a alimentação intuitiva? 4 dicas

Aprender a ter uma relação mais saudável com a comida e saber identificar os sinais de fome e saciedade do corpo são alguns dos pilares da

Esquizofrenia desorganizada
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia desorganizada ou hebefrênica: entenda a condição

Doença afeta profundamente o pensamento e comportamento do indivíduo