Café descafeinado é saudável?

2 de março, 2020

O café descafeinado consiste em uma versão de café ausente de cafeína, que é removido usando alguns possíveis métodos. Entretanto, o café descafeinado é saudável?

Em princípio, o café descafeinado é a opção de muitos devido aos possíveis efeitos colaterais da cafeína. Entre esses, é possível exemplificar alguns: estresse, insônia, ansiedade, batimentos cardíacos acelerados e mais. 

Café descafeinado é saudável?

Especialistas na versão descafeinada afirmam que, apesar de não possuir cafeína, esse café contém as demais substâncias queridas pelos fãs de café, como os poderosos antioxidantes naturais. Portanto, é possível afirmar que o café descafeinado contém os benefícios do café regular.

Assim, possíveis benefícios do café (descafeinado ou cafeinado) são: 

  • Redução do risco de diabetes;
  • Prevenção de doenças como Parkinson e Alzheimer;
  • Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer.

Leia também: Quando o estresse e a ansiedade podem ser bons

Entretanto, ele é melhor que o café regular?

Ainda, há quem se pergunte: o café sem cafeína é melhor que o café convencional? “Melhor” é um conceito ambíguo e, por isso, essa é uma pergunta complicada de se responder. 

Portanto, a única pessoa que pode decidir isso é você, baseando-se nas suas necessidades e preferências. Por fim, é importante conhecer quais efeitos o café costuma ter em seu corpo e, assim, saberá se a cafeína tende a ter um impacto desgostoso no organismo. Se esse não for o caso, não será preciso optar pela versão descafeinada.

Leia mais: Cafeína faz mal?

Ainda, alguns efeitos adversos que o café pode ter sobre o corpo são: 

Leia também: Cafeína pode impedir o ganho de peso

Por fim, um estudo feito por cientistas da Universidade de Brasília (UnB) apontou um benefício até então desconhecido: o café descafeinado pode melhorar a sensibilidade à insulina em homens. Sendo assim, é possível dizer que o café descafeinado possui benefícios específicos à saúde.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo