Tâmara: Benefícios e como incluir na dieta

25 de novembro, 2019

Além de seu sabor agradável, a tâmara traz muitos benefícios à saúde. Essa fruta extremamente adocicada é originária da tamareira, também conhecida como datileira, uma palmeira típica do norte da África ou do sudoeste da Ásia. É cultivada há milênios e é muito consumida principalmente no Oriente Médio. 

Há um ditado muito popular que diz que “quem planta tamareiras não colhe tâmaras”. Assim, a explicação por trás é que a árvore leva cerca de 100 anos para render os frutos.

Entretanto, as palmeiras não levam mais todo esse tempo para produzir as tâmaras, devido às engenharias genéticas aplicadas no processo. Mas, atualmente, as árvores levam apenas cerca de 10 anos ou até menos.

Propriedades nutricionais da tâmara

Como dito, a tâmara é rica em açúcar, por isso sua ingestão não pode ser desregrada. Não só, ela é fonte também de fibras (ótima para o intestino!), potássio, cobre e diversas vitaminas, como a tiamina (vitamina B1), a riboflavina (vitamina B2), a niacina (vitamina B3), o ácido fólico, a vitamina A e a vitamina K. Um verdadeiro SUPER alimento.

Leia também: Uva passa: Benefícios e como consumir

Benefícios da tâmara

Ossos mais fortes

Devido à seu alto teor de minerais diversos, contribui para o fortalecimento dos ossos, ajudando. Portanto, a prevenir doenças como a osteoporose, quando há o aumento do risco de fraturas ósseas.

Combate anemia

A anemia passa bem longe de quem consome a fruta regularmente. Pois, isso se deve ao fato de ela ser abundante em ferro, mineral que, quando em falta no corpo, causa a doença.

Tâmara dá uma ajudinha na perda de peso

Fora todos os outros benefícios à saúde, ela é fibrosa. Assim, ajuda no funcionamento do intestino, bem como provê maior sensação de saciedade, que evita que você coma em excesso. Além disso, ajuda a matar a vontade de doces gordurosos e pode substituir o açúcar em diversas receitas.

Leia mais: Açúcar natural x açúcar adicionado: o corpo percebe a diferença?

Aliada das grávidas

A fruta pode ajudar mulheres nas últimas semanas da gestação, pois promove a dilatação cervical e, assim, pode diminuir a necessidade de trabalho de parto induzido. Portanto, facilita o parto natural.

Como consumir a tâmara

A fruta pode ser consumida, em sua forma seca, como um lanche. Inclusive, ela é muito comum de ser encontrada assim nas festas de fim de ano, junto com o damasco seco e as uvas passas.

tâmara
Brigadeiro fake de tâmara – uma verdadeira “bola de energia”!

Além disso, há diversas receitas de doces com essa fruta.

  • Docinho de tâmara
  • Barrinha fit de chocolate amargo e tâmara
  • Bolo d
  • Geleia
  • Brigadeiro fake
  • Pão

Leia mais: Melhores substitutos para doces

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo