Melhores substitutos para doces

Alimentação Bem-estar
18 de Setembro, 2019
Melhores substitutos para doces

Não é fácil ficar sem um docinho por muito tempo, mas apesar de deliciosos, eles são geralmente feitos de açúcar, ingredientes artificiais e corantes alimentares, que fornecem muitas calorias, mas pouca nutrição.

Se você gosta de uma guloseima açucarada, mas quer seguir uma dieta equilibrada, há muitos substitutos para doces que podem ser consumidos quando der vontade de devorar uma barra de chocolate ou pacote de balas.

Frutas desidratadas

As frutas desidratadas são a escolha perfeita para quem precisa de um lanchinho rápido no meio da tarde. Uvas passas, tâmaras, ameixas, pêssegos, maçãs, figos e damascos são as opções mais fáceis de encontrar no supermercado.

O processo de desidratação da fruta in natura retira toda a água do seu interior e potencializa seu sabor, além de aumentar sua doçura, já que o açúcar natural fica mais concentrado pela ausência de água.

É importante ressaltar que as frutas desidratadas saudáveis não devem receber adição de açúcar durante o processo de remoção da água, portanto, fique de olho no rótulo.

Picolé de fruta caseiro

Os picolés caseiros funcionam como saborosos substitutos para doces artificiais, e ainda oferecem todos os benefícios das frutas sem o açúcar extra e os ingredientes das opções industrializadas. 

Para prepará-los, basta misturar a sua escolha de frutas com água, suco ou leite. Despeje a mistura em moldes de picolé ou copos plásticos, coloque um palito de picolé no centro de cada um e congele.

Se você preferir uma textura cremosa, misture com iogurte integral – ou simplesmente insira um palito diretamente no potinho de iogurte e congele para uma sobremesa rápida.

Leia também: 6 receitas saudáveis para quando bater vontade de comer doce

Trufas energéticas

São aquelas bolinhas  – também conhecidas como energy balls, geralmente feitas com ingredientes saudáveis ​​que fornecem fibras, proteínas e gorduras saudáveis ​​suficientes para manter a saciedade.

Aveia, manteiga de amendoim, sementes de linhaça e frutas secas são os ingredientes mais comuns. Mas, você pode misturar quase tudo o que quiser, de proteína em pó a pedaços de chocolate.

No entanto, elas contêm muitas calorias; portanto, tente limitar-se a uma ou duas unidades de cada vez.

Oleaginosas torradas com mel

Nozes, amêndoas e castanhas são fonte de ácidos graxos insaturados, que reduzem os fatores de risco para doenças cardíacas. 

Elas também são ricos em fibras, proteínas de alta qualidade e compostos benéficos para a saúde. 

Assá-las com mel é uma receita saborosa é fácil de fazer na hora que bater a necessidade de substitutos para doces.

Abacate batido

O abacate é uma excelente fonte de gorduras saudáveis, fibras e compostos vegetais benéficos. Eles também fornecem vitaminas e minerais como vitamina C, folato e potássio.

A gordura e a fibra dos abacates podem ajudar a reduzir o apetite, o que é essencial para o controle de peso. 

Você pode fazer um creme misturando essa fruta com ingredientes simples, como cacau em pó ou frutas vermelhas. 

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Maçã assada com canela

Maçãs são ricas em fibras, vitaminas, minerais e outros compostos vegetais.

Uma maçã de tamanho médio (182 gramas) contém 17% da recomendação de ingestão diária para fibra, 9% para vitamina C e antioxidantes poderosos, incluindo polifenóis, que podem proteger contra doenças crônicas. 

Para fazer maçãs assadas, corte-as em pedaços, adicione um pouco de óleo de coco e canela e asse por 20 a 30 minutos a 176 ° C.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!