Entenda como deve ser a dieta de quem faz hemodiálise
A hemodiálise é um procedimento no qual uma máquina faz o trabalho que os rins já não conseguem fazer, ou seja, filtrar e limpar o sangue. É indicada para pessoas que sofrem com insuficiência renal aguda ou crônica grave. A condição demanda uma alimentação especial individualizada por parte dos pacientes, já que acaba acarretando algumas consequências em paralelo. Portanto, veja como deve ser a dieta para quem faz hemodiálise:
Dieta para quem faz hemodiálise
De acordo com a nutricionista Eliana Campos, a perda de proteínas no processo de diálise é significativa. Portanto, é essencial garantir uma alimentação correta para evitar a desnutrição. “Nessa fase, os níveis de fósforo e potássio já podem estar bem elevados e devem ser acompanhados de perto. Além disso, para garantir a ingestão adequada de proteína e o controle do fósforo, o paciente deve seguir algumas orientações”, explica.
Quem faz hemodiálise precisa evitar alguns alimentos mais pesados e gordurosos, assim como aqueles com alto teor de potássio e os industrializados, que possuem conservantes e são grandes fontes de fósforo, facilmente absorvido no intestino. “O paciente também não deve comer carambola e nem tomar o suco natural da fruta, pois contém uma substância tóxica para os portadores de doença renal”, explica Eliana.
Leia também: Dieta para lúpus: Melhores alimentos para quem tem a doença
Confira o que deve ficar fora da lista de consumo:
- Queijos;
- Miúdos (moela, fígado, coração, sarapatel, dobradinha, chouriço);
- Embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, salame, presunto);
- Oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes);
- Chocolates;
- Refrigerantes;
- Cervejas;
- Frutos do mar;
- Peixes como sardinha, atum, bacalhau e salmão;
- Gema de ovo;
- Frutas com alto teor de potássio (abacate, açaí, banana prata e nanica, damasco, figo, fruta-do-conde, goiaba, graviola, jaca, kiwi, laranja, mamão, maracujá, melão, mexerica ou tangerina, nectarina, uva, água de coco);
- Outros alimentos com alto teor de potássio (grãos, como feijão, ervilha, grão de bico, soja; frutas secas, como coco, uva passa, ameixa, damasco; sal).
Alimentos permitidos
Alguns alimentos, por outro lado, não têm contraindicação para quem faz hemodiálise, mas o ideal é sempre checar com o médico que faz o acompanhamento. “Uma alimentação correta é essencial para que o paciente tenha sucesso no tratamento, por isso é importantíssimo ser acompanhado por um profissional especializado na área. A ingestão de líquidos, por exemplo, varia de acordo com a quantidade do volume urinário”, adverte Eliana.
Confira o que pode ser consumido, de acordo com a nutricionista:
- Frutas: abacaxi, acerola, ameixa fresca, banana maçã, caju, caqui, jabuticaba, laranja lima, lima da pérsia, limão, maçã, manga, melancia, morango, pera, pêssego e pitanga;
- Verduras: alface, agrião, almeirão, cenoura, escarola, pepino, pimentão e repolho;
- Legumes com baixo teor de potássio se cozidos em água fervente: abóbora, abobrinha, acelga, batata, berinjela, beterraba, brócolis, chuchu, couve-flor, couve-manteiga, espinafre, mandioca, mandioquinha, quiabo e vagem.
Leia também: Conheça os melhores e os piores alimentos para quem tem vitiligo
Fonte: Eliana Campos, nutricionista.