Figo: Benefícios e propriedades da fruta

Alimentação Bem-estar
29 de Novembro, 2019
Figo: Benefícios e propriedades da fruta

O figo é uma fruta originária do Oriente Médio, cuja árvore é a figueira. Além de saboroso, ele propicia diversos benefícios à saúde, graças às suas propriedades ricas em nutrientes e vitaminas.

O que é o figo?

A figueira foi uma das primeiras plantas a serem domesticadas pelo ser humano, o que nos leva a crer que há milênios já era de nosso conhecimento os benefícios da fruta. 

O figo possui uma textura crocante e chama atenção por sua cor tão bela e tão característica. Ela ganha nosso olhar, principalmente, nas festas de final de ano – sua presença na ceia de Natal tornou-se um clássico. Essa tradição se preserva desde os tempos da colonização portuguesa no país.

Entretanto, encontrar o alimento in natura não é tão comum no Brasil, sendo a sua versão em conserva a mais popular. Não só, o figo seco também é bastante comum e agrada a muitos.

Benefícios e propriedades do figo

Rica em nutrientes, a fruta é lotada de vitaminas, como A, a C, a K e as do complexo B, como a B1 e a B2. 

Não só, é uma fruta muito nutritiva. Sendo assim, alguns nutrientes que podemos encontrar nela são: o potássio, o manganês, o ferro, o fósforo, entre outros. 

Leia mais: As frutas mais saudáveis para colocar na dieta

Ajuda no emagrecimento

Não só rico em vitaminas e nutrientes diversos, o figo é também fonte de fibras. Em primeiro lugar, é especialmente rico em pectina, uma fibra solúvel cuja ação é benéfica para a microbiota intestinal e auxilia a formação de um gel no intestino, o que propicia melhor absorção de água no corpo.

Dessa maneira, o figo ajuda a promover a sensação de saciedade, bem como evita o inchaço

Leia também: As melhores frutas para desinchar a barriga

Redução da pressão arterial

A fruta atua na redução da pressão arterial, por ser rico em potássio – o mineral que ocasiona tal efeito. Além disso, o figo contém baixa quantia de sódio, o que potencializa isso.

Leia mais: Alimentos que protegem o coração

Pele mais saudável

Outra parte do corpo que tira vantagens do consumo de figo é a pele. Ele é repleto de vitaminas C e B. Com isso, o fator antioxidante dessas vitaminas propicia uma pele mais saudável, vívida e livre de acne.

Leia mais: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!