Conheça os melhores e os piores alimentos para quem tem vitiligo

Saúde
30 de Junho, 2021
Conheça os melhores e os piores alimentos para quem tem vitiligo

Você sabia que existem alimentos bons e ruins para quem tem vitiligo? Isso mesmo. Apesar de suas causas ainda não serem completamente conhecidas pela ciência, o que você coloca no prato pode impactar a condição. Saiba mais sobre a relação:

O que é vitiligo?

O vitiligo é uma doença não contagiosa e que gera a perda da pigmentação da pele. Isso acontece porque as células responsáveis pela produção de melanina deixam de funcionar. Aí, as manchas esbranquiçadas se espalham pelo corpo e podem afetar qualquer área, incluindo a boca, o cabelo e o contorno dos olhos.

As causas ainda não estão claramente definidas, mas fenômenos autoimunes podem estar associados. Estudos também apontam que alergias alimentares e fatores emocionais, como estresse ou ansiedade, tendem a agravar o quadro.

Leia também: Dieta para lúpus: Melhores alimentos para quem tem a doença

Alimentos para quem tem vitiligo

O vitiligo não tem cura, no entanto, existem várias formas de tratamento que ajudam a melhorar a aparência da pele: alimentação adequada, medicamentos e tratamento psicológico.

Uma dieta focada em comidas naturais e o consumo de frutas e verduras ricas em vitaminas A, C e E ajudam a combater os radicais livres. Por outro lado, a gordura animal (bacon e torresmo), alimentos artificiais, processados ou com substâncias químicas precisam ficar longe do cardápio.

As folhas verdes, como alface, agrião e couve, trazem altas doses de fenilalanina, que é o aminoácido precursor da melanina. O betacaroteno também auxilia na pigmentação da epiderme, e pode ser encontrado no ovo, tomate, abóbora, manga e mamão. Por fim, as carnes brancas e os peixes completam a dieta, pois fornecem ômega-3.

A alimentação adequada pode segurar a evolução da doença e manter sob controle o surgimento das manchas pelo corpo. Entretanto, consulte um nutricionista: ele indicará o melhor cardápio para você.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros