Como substituir ovo, leite e derivados de receitas?

Alimentação Bem-estar Receitas
01 de Novembro, 2022
Como substituir ovo, leite e derivados de receitas?

No dia 01/11, é comemorado o Dia Mundial do Veganismo. O estilo de vida envolve a exclusão de todos os alimentos de origem animal, o que significa que não há carne, aves, frutos do mar, ovos, laticínios ou quaisquer ingredientes derivados de fontes animais no cardápio vegano — incluindo mel, gelatina e até alguns corantes (feito a partir de uma espécie inseto).

Além disso, os veganos não usam materiais derivados de animais — couro, pele, lã e seda. Produtos domésticos, como cosméticos e sabonetes, também são excluídos se forem fabricados ou testados em animais.

Joaquin Phoenix, Natalie Portman e Serena Williams são apenas alguns exemplos de nomes famosos que seguem a prática. E apesar de o veganismo estar crescendo cada vez mais ao redor do mundo, algumas pessoas ainda podem ter dificuldade de substituir ingredientes muito comuns em receitas: é o caso do ovo, do leite e de seus derivados. Veja dicas para fazer isso:

Leia também: Pasta de amendoim ou geleia: qual é a melhor opção?

Dia Mundial do Veganismo: como substituir ovos?

No mercado, já existem opções de produtos industrializados que prometem substituir o ovo de galinha na preparação de bolos e massas. Contudo, eles tendem a ser mais caros do que outras alternativas igualmente eficientes e mais naturais.

Mas para entendermos melhor, vale conhecer primeiro quais são as funções do ovo nas receitas que a gente tanto adora. O alimento pode servir para:

  • Umedecer: ou seja, deixar o seu bolo com aquele aspecto fofo e mais molhadinho;
  • Fermentar: ele também pode contribuir para o crescimento da massa, sobretudo quando a clara é batida;
  • Dar liga: o ingrediente evita que a massa esfarele;
  • Emulsificar: assim como acontece na maionese, o ovo garante um aspecto liso.

Para dar liga

A mistura de linhaça e água é uma das mais conhecidas quando o objetivo é dar liga, tanto que leva o nome de “ovo de linhaça” ou “ovo vegano”. Para fazê-la, basta misturar uma colher de sopa de linhaça e três colheres de sopa de água filtrada em temperatura ambiente. Então, aguarde alguns minutos até a consistência ficar mais gelatinosa, bem parecida com a da clara. Essas proporções substituem um ovo em receitas.

Além disso, sementes de chia (uma colher de sopa para três colheres de água) e farinha de araruta (duas colheres de sopa para três colheres de água) funcionam da mesma forma.

Para crescer

Por outro lado, se a intenção é fazer o seu bolo crescer, a combinação mais indicada é uma colher de sopa de vinagre e uma colher de sopa de bicarbonato em pó (ou fermento químico). Isso porque o vinagre potencializa a ação do segundo item, deixando a massa muito mais aerada.

Para umedecer

Por fim, se você quer algo mais molhadinho, aposte em 1/4 de xícara de purê de banana ou maçã para cada ovo. Basta amassar as frutas, mas lembre-se que elas deixam um sabor residual no preparo (o que não é tão indicado para pratos salgados).

Leia também: O que podemos fazer para ter uma dieta sustentável?

Dia Mundial do Veganismo: como substituir o leite?

No caso do leite, as substituições costumam ser mais simples e fáceis de encontrar. Você pode trocar, em igual proporção, a bebida vinda da vaca por alternativas vegetais, como as feitas com soja, amêndoas, castanhas e aveia.

Confira algumas receitas:

  • Leite de inhame: cozinhe um inhame médio por cinco minutos, e depois bata no liquidificador com 100ml de água;
  • Leite de coco: bata coco fresco no liquidificador com água mineral e coe;
  • Leite de amêndoas, castanhas, amendoim ou avelã: para todos eles, o preparo é o mesmo, mas devem estar sem casca. Deixe uma xícara de molho por no mínimo oito horas. Então, coe e bata no liquidificador com três xícaras de água;
  • Leite de quinoa: coloque duas colheres de sopa de quinoa em flocos de molho por 15 minutos. Em seguida, coe e liquidifique com duas xícaras de água;
  • Leite de aveia: deixe uma xícara de aveia em flocos de molho em água por uma hora. Então, coe e bata no liquidificador com duas xícaras de água.

Leia também: Como saber se o ovo está estragado?

Dia Mundial do Veganismo: como substituir derivados do leite?

Veja o que fazer caso o preparo peça:

Manteiga

A manteiga é uma fonte de gordura, por isso, você precisa encontrar produtos que também forneçam o item. Por exemplo:

  • Azeite: para cada 100g de manteiga, utilize 80g de azeite;
  • Óleo de coco: mesmas proporções;
  • Polpa de abacate amassada: para cada medida de manteiga, utilize o dobro de abacate;
  • Pasta de amendoim: mesmas proporções.

Creme de leite

Em um liquidificador, bata 50g de aveia em flocos e 200ml de água fervente (vá adicionando o líquido aos poucos) até obter uma mistura bem cremosa. Geralmente, essas quantidades equivalem a 255g de creme de leite, mas isso pode variar de acordo com a qualidade dos seus ingredientes.

Leite condensado

Separe os ingredientes: uma xícara de leite vegetal em pó (pode ser de soja, coco ou arroz), 3/4 de xícara de açúcar demerara, duas colheres de sopa de óleo de coco derretido, 1/4 de colher de chá de sal e 1/2 xícara de água quente.

Para o preparo, primeiramente bata o leite em pó e o açúcar até que estejam bem misturados e pulverizados. Adicione os outros ingredientes e bata novamente por dois minutos. O resultado deve ficar homogêneo e cremoso, e substitui o leite condensado na mesma proporção. Você pode guardar na geladeira por até uma semana, mas ele tende a engrossar um pouco quando refrigerado.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

mulher fazendo o exercício prancha na sala de casa, que serve para fortalecer o core
Bem-estar Movimento

Por que você deveria fortalecer o core (e melhores exercícios!)

Fortalecer o core vai muito além da estética – pode prevenir dores, lesões e melhorar a postura. Veja os melhores exercícios!