Araruta: O que é, propriedades e como consumir

Alimentação Bem-estar
06 de Dezembro, 2019
Araruta: O que é, propriedades e como consumir

A araruta é uma erva ainda pouco conhecida. Originária da América do Sul, também é comum na Indonésia, e seu consumo geralmente é feito em forma de farinha, rica em propriedades diversas. Ela é considerada atualmente uma planta alimentícia não convencional (PANC).

O termo PANC classifica todas as espécies de plantas, hortaliças, tuberosas e flores que possuem alguma parte comestível: folhas, caule, raízes, pétalas, pólen, bulbo…

Por falta de disseminação, hábitos culturais e dificuldade em reconhecer uma PANC, essas “plantinhas” não são tão fáceis de ser encontradas. 

O que é e para que serve

A araruta é considerada uma planta medicinal. A partir de seu rizoma (caule que cresce sob a terra) é feita uma fécula, uma espécie de farinha bem fina e muito branca. Por isso, seu uso se estende para outros fins. Infelizmente, justamente por ser tão benéfica à saúde e versátil, ela se encontra em extinção atualmente, especialmente no Brasil. 

A sua fécula é indicada para o tratamento da diarreia ou de problemas de digestão, pois apresenta ótima digestibilidade. Além disso, a fécula da planta também pode ser usada no tratamento de feridas ou picadas de inseto, sendo para isso indicado aplicar compressas diretamente sobre a região. 

Leia também: PANC: Conheça as Plantas Alimentícias Não Convencionais

Propriedades da araruta

Primeiramente, a araruta é um alimento de fácil digestão. Além disso, é rica em fibras, que facilitam esse processo ainda mais e promove sensação de saciedade e bem-estar.

Não só, a erva, bem como seu rizoma, não possuem glúten, ou seja, a proteína presente em diversos cereais. Assim, tornou-se queridinha dos celíacos, pessoas intolerantes à essa substância. 

Além disso, é conhecida por sua propriedade anti-inflamatória, benéfica para a saúde de todo corpo, entretanto, beneficia principalmente a pele. 

Leia também: Melhores substitutos para a farinha de trigo

Como consumir

A planta é muito versátil. Entretanto, seu uso mais comum é em forma de farinha ou, como também é chamada, polvilho. Sendo assim, é usada no preparo de mingaus, bem como de bolos e biscoitos.

Outra receita deliciosa com a araruta é a de sequilho

  • 1/2 quilo de araruta
  • 1/2 xícara (chá) de óleo de coco
  • 3/4 xícara (chá) xilitol
  • 1/2 coco ralado e triturado
  • 2 ovos
  • 3 colheres (sopa) farinha de trigo

Os biscoitos devem ser assados por cerca de 20 minutos, até a consistência tornar-se firme.

Leia mais: Tipos de farinhas sem glúten

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!