Bicarbonato de sódio para treinar; funciona?

De acordo com a nutricionista Érika Toassa, em alguns casos, o bicarbonato de sódio é vantajoso para melhorar a performance nos treinos.

Isso porque o composto é alcalino, e promove uma reação chamada tamponamento. Desse modo, há uma redução da fadiga muscular.

“A literatura cientí­fica aponta que a suplementação de bicarbonato de sódio é uma estratégia válida para reduzir o desequilí­brio do pH, diminuindo, com isso, a percepção de fadiga em algumas modalidades esportivas e, consequentemente, melhorando o desempenho”, explica.

Geralmente, o bicarbonato torna-se mais vantajoso para atletas que realizam grandes esforços — levantamento de peso, judô, lutas no geral, sprints, crossfit e ciclismo.

A nutricionista diz que o bicarbonato de sódio deve ser ingerido de 60 a 90 minutos antes de treinar. “Lembrando que a recomendação e a prescrição devem ser realizadas por um profissional especializado”.

Se você pratica modalidades moderadas, o melhor pré-treino continua sendo aquele que fornece glicose rapidamente para o corpo: os carboidratos.