Pasta de amendoim ou geleia: qual é a melhor opção?

Alimentação Bem-estar
27 de Outubro, 2022
Pasta de amendoim ou geleia: qual é a melhor opção?

Você está passeando pelos corredores do supermercado quando, de repente, se depara com dois produtos que o deixam em dúvida: afinal, levar a pasta de amendoim ou a geleia para casa? Fomos perguntar a uma especialista sobre a melhor opção, confira a resposta dela:

Leia também: 7 dicas para perder gordura abdominal, segundo a ciência

Pasta de amendoim ou geleia?

De acordo com a Dra Andrea Guerra Matias, professora de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie, é importante destacar que não existem alimentos bons e ruins (ou vilões e mocinhos). “Todo alimento pode ser consumido e tem o seu lugar dentro de um contexto”, ela diz.

O mais importante, para ela, é levar em consideração a quantidade, a frequência de consumo, as necessidades individuais, as questões culturais e a ocasião da ingestão (se no dia a dia, em uma festa…).

Portanto, a resposta mais simples seria: leve o produto que preferir! Contudo, se você tem um objetivo dietético em mente (como emagrecer ou ganhar massa muscular), pode ser que uma das opções seja mais interessante, dependendo do caso. Vamos entender melhor a seguir!

Leia também: Dieta do metabolismo rápido: o que é e como fazer

Diferenças nutricionais

Enquanto a primeira pode ser rica em açúcar (seja o adicionado ou o natural, presente na fruta em questão), a segunda é rica em gorduras. Confira as informações nutricionais em 20g de cada alimento (1 colher de sopa):

pasta de amendoim ou geleia

Por ser mais calórica e carregar quantidades generosas de proteína, a pasta de amendoim geralmente é muito consumida por pessoas que buscam a hipertrofia (isto é, o aumento da massa magra no corpo). Mas se em quantidades mais moderadas, ela também pode ser perfeitamente encaixada em uma dieta para emagrecer.

O mesmo vale para a geleia: ela pode ser vantajosa para diferentes objetivos. Se combinada com uma torrada ou uma fatia de pão, por exemplo, ela se torna um excelente lanche pré-treino, uma vez que possui carboidratos de rápida absorção.

Ou seja, como já dito, uma não é melhor do que a outra. É importante respeitar apenas a porção ideal (20g, ou uma colher de sopa). Ela é calculada como uma média do alimento que deveria ser consumida por pessoas sadias, maiores de 36 meses.

Por fim, sempre que for comprar uma das alternativas no mercado, atente-se à lista de ingredientes. Prefira produtos naturais ou integrais, sem corantes, conservantes, açúcares adicionados e outros aditivos químicos.

Fonte: Profa Dra Andrea Guerra Matias, professora de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas