Como fazer detox do corpo entre o Natal e o Ano Novo?
O conceito de dieta detox não é novo — faz sucesso há anos entre quem busca manter uma alimentação saudável (e até desinchar). Trata-se de aumentar a ingestão de certos alimentos, e reduzir a de outros, a fim de estimular o corpo a eliminar substâncias que fazem mal para nós. Muita gente aposta na estratégia após grandes comemorações, como as típicas do fim do ano. Se é o seu caso, confira como fazer um cardápio detox saudável e seguro entre o Natal e o Ano Novo:
Por que detox?
Diariamente, nosso corpo é inundado por diversas substâncias químicas (nitratos, nitritos, aminas, alcaloides, glicosídeos e numerosos compostos fenólicos, por exemplo) que causam inflamações e outras reações maléficas.
Infelizmente, esses compostos estão por toda a parte: eles podem ser encontrados no ar que respiramos, nos ultraprocessados que comemos, nos drinks que bebemos, no cigarro que fumamos…
Assim, quando em excesso no organismo, essas toxinas podem prejudicar as nossas mitocôndrias, organelas encarregadas da respiração celular.
Como “defesa”, as mitocôndrias produzem exageradamente os radicais livres, o que já foi relacionado ao envelhecimento precoce da pele, a diversas doenças crônicas e à queda no funcionamento do sistema imunológico. Ademais, também podemos sentir cansaço, baixa resistência, pele ressecada e retenção de líquidos.
A boa notícia é que o nosso organismo já possui seu próprio sistema de eliminação de substâncias tóxicas e desnecessárias — fígado, rins, intestino e até a pele, por exemplo, estão sempre trabalhando a todo vapor.
Ou seja, um cardápio detox não necessariamente faz milagres, mas serve para ajudar todos esses órgãos a funcionarem direitinho. Afinal, se a nossa alimentação for repleta de gordura, açúcares, álcool e ultraprocessados o tempo todo, ela apenas irá sobrecarregá-los.
Leia também: Bebidas para curar ressaca: confira as melhores
Como fazer detox do corpo
É por isso que muita gente aposta em uma dieta detox após grandes comemorações. Agora que o Natal passou, por exemplo, mas o Ano Novo ainda se aproxima, pode ser interessante fazer uma pausa nas “comilanças” para se preparar para a próxima festa.
Contudo, é sempre bom lembrar que um cardápio detox não significa, necessariamente, passar fome ou viver apenas de sucos. É possível apostar em um plano alimentar equilibrado e saudável.
A ideia principal, então, é investir ao máximo em alimentos naturais, e diminuir os industrializados e aqueles com alto potencial inflamatório, ou seja, laticínios, glúten, carboidratos refinados (arroz branco, pães, massas, bolos, biscoitos e tortas), açúcar, adoçantes, corantes, conservantes e álcool. Veja mais a seguir:
Alimentos detox para apostar
- Couve;
- Maçã;
- Pera;
- Além disso, brócolis;
- Beterraba;
- Água de coco;
- Pepino;
- Ademais, abóbora;
- Inhame;
- Quinoa;
- Lentilha;
- Cenoura;
- Laranja;
- Melão;
- Abacaxi;
- Gengibre;
- Limão;
- Espinafre;
- Aspargos;
- Couve-flor;
- Por fim, muita água!
Além disso, é muito importante não deixar as fontes de proteína de lado. Por ser uma dieta rica em vegetais, é possível que o consumo do macronutriente fique em segundo plano. Porém, as proteínas não são apenas essenciais para a saúde dos músculos, mas também para o metabolismo e para a função cerebral.
O que evitar
- Industrializados;
- Além disso, embutidos;
- Café;
- Refrigerante;
- Álcool;
- Tabaco;
- Açúcar;
- Ademais, carboidratos refinados;
- Molhos prontos;
- Corantes e conservantes;
- Por fim, adoçantes.
Leia também: Chá de canela: para que serve? Benefícios e como preparar
Receitas de sucos detox
Quando o assunto é dieta detox, muita gente logo pensa nos sucos verdes. Eles constituem uma ótima forma de acrescentar mais fibras e vegetais à alimentação (quando não são coados), mas geralmente não devem substituir grandes refeições, como o almoço ou o jantar. Por isso, vale deixá-los para os lanchinhos intermediários — consulte seu nutricionista. Confira, então, algumas receitas para apostar na semana entre o Natal e o Ano Novo:
Receita de suco emagrecedor com couve, limão e pepino
Ingredientes:
- 150 ml de água de coco;
- Suco de meio limão;
- 2 folhas de couve;
- 1 maçã descascada;
- Por fim, 1/2 pepino.
Modo de preparo:
Bata, coe e, por fim, consuma.
Suco detox com abacaxi
Ingredientes:
- 1 folha de couve;
- Rodela média de abacaxi;
- 4 folhas de hortelã;
- Por fim, 100ml de água.
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.
Suco detox com melancia, linhaça e gengibre
Ingredientes:
- 1 col (chá) de linhaça triturada;
- 1 col (chá) de gengibre ralado;
- 3 fatias de melancia sem semente;
- Por fim, 100ml de água.
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.