Cuidados que você deve ter com o fígado nesta Copa

Alimentação Bem-estar
01 de Dezembro, 2022
Cuidados que você deve ter com o fígado nesta Copa

O fígado é o grande responsável pelas trocas metabólicas do organismo. Por isso, se ele não estiver livre de toxinas e de excesso de gordura, não consegue cumprir a sua função, que é essencial ao organismo. Assim, o farmacêutico homeopata Jamar Tejada ensina quais os cuidados que devemos ter com o fígado nesta Copa do Mundo, época na qual costumamos exagerar nas bebidas e nas comidinhas:

Cuidados com o fígado na Copa

De acordo com Jamar, tudo o que consumimos passa necessariamente pelo fígado — desde o ar que respiramos até o creme que massageamos no corpo.

“O processo de digestão consiste na quebra dos nutrientes em moléculas cada vez menores, até o ponto em que a mucosa dos intestinos as absorve e depois as lança na circulação sanguínea. Assim, nenhum nutriente ou substância ingeridos consegue chegar ao resto do organismo sem antes passar pelo fígado”, explica.

O órgão filtra e estoca a energia necessária para o dia a dia. Além disso, diz se a gordura que ingerimos servirá para a geração de energia ou irá para o “estoque”. Se o consumo de gorduras está em excesso, o fígado as armazena no tecido subcutâneo, criando camadas de tecido adiposo — os famosos pneuzinhos.

Contudo, se o corpo precisar de fontes extras de energia, ele quebra o tecido adiposo e o devolve para o fígado, onde ele passa a ficar disponível como fonte de energia para as células.

“Os carboidratos e o excesso de álcool são transformados em moléculas de glicose, que é a principal fonte de energia das células. Quando chega uma grande quantidade de glicose no fígado, ele libera uma parte em direção à circulação sanguínea e armazena a outra sob a forma de glicogênio, para que este possa ser usado como fonte de energia nos períodos de jejum ou atividade física”, diz.

Leia também: Richarlison aposta no açaí durante treinos da seleção. Veja

Receita para o órgão

Para dar uma mãozinha para o fígado, Jamar deixa uma receita simples para colocar em prática agora mesmo:

Ingredientes:

  • 2 maçãs vermelhas grandes;
  • 1 pera verde grande;
  • 1/2 xíc de mirtilos vermelhos frescos;
  • 1 folha de couve;
  • 1 pepino pequeno.

Modo de preparo:

Primeiramente, lave bem todos os ingredientes, corte em pedaços menores com a casca e leve para bater no liquidificador até ficar homogêneo. Desse modo, a dica é consumir o suco pelo menos três vezes na semana por um mês. “Quanto mais nutritiva a alimentação, melhor o fígado responderá e cumprirá suas funções essenciais na saúde do organismo”, finaliza Jamar.

Fonte: Jamar Tejada (Tejard), farmacêutico homeopata da capital paulista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais