Ficar com fome atrapalha o emagrecimento. Entenda

Alimentação Bem-estar
30 de Novembro, 2022
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
Ficar com fome atrapalha o emagrecimento. Entenda

“Ficar com fome durante uma dieta significa que você está emagrecendo”. Já ouviu essa frase por aí? Pois saiba que não é bem assim que funciona: sentir muita fome geralmente só atrapalha o processo de perda de peso.

De acordo com a nutricionista Patricia de Moraes Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, isso acontece porque o corpo pode entender que você está passando por um período de privação alimentar — isto é, falta de acesso à comida.

Então, para compensar, o organismo desacelera o metabolismo com o intuito de economizar energia, o que torna mais difícil queimar o excesso de gordura. Isso sem contar que quanto mais fome sentimos, maiores são as chances de exagerarmos nas próximas refeições.

“Fazer dietas muito restritivas pode deixar a gente com muita fome. É um cardápio difícil de manter, então a chance de desistir e não conseguir seguir é muito alta”, complementa a especialista.

Veja também: Emagrecimento saudável: 30 dicas para perder peso com saúde

Como emagrecer sem ficar com fome?

Realmente, o que promove a perda de peso é o chamado déficit calórico — ou seja, consumir menos calorias do que você gasta diariamente. Mas isso deve ser feito de forma equilibrada e com alimentos fontes de nutrientes essenciais para o corpo, como proteínas, carboidratos e gorduras boas.

Além disso, outras dicas são essenciais para que a dieta não aumente o apetite. Confira:

Preste atenção nos alimentos

Quando o foco está na televisão, na internet, no celular ou no trabalho (e não no prato), é fácil extrapolar. Foque no sabor, no cheiro e na aparência da comida. Se estiver em casa, coma sentado à mesa, com uma música suave ao fundo.

Não exagere na hora de servir

A maioria de nós tende a não querer desperdiçar comida. E aí, quando nos sentimos satisfeitos, mas ainda sobra alguma coisa no prato, geralmente nos forçamos a ingerir tudo.

Por isso, pense muito bem no tamanho da sua fome antes de separar as porções.

Nada de ficar muito tempo em jejum para ficar com menos fome

Se a sua estratégia para comer menos é fazer apenas as principais refeições, vale repensá-la. Ficar muito tempo sem se alimentar faz com que você coma demais assim que tiver a oportunidade.

Isso porque a cada três ou quatro horas, o corpo manda um recado para o cérebro, avisando que precisa de alimento. Além disso, planeje os lanchinhos se for passar o dia inteiro longe de casa — de preferência com muita proteína e fibras, que adiam fome.

Não coma estressado 

O nervosismo faz você ingerir mais calorias do que deveria. Por isso, encontre outras formas de lidar com o estresse: converse com um amigo, faça caminhada ou tome uma xícara de chá.

Se perceber que está comendo compulsivamente, anote em um papel o que está sentindo naquele momento. Isso vai ajudá-lo a descobrir quais são seus gatilhos para comer demais e a acionar o freio por um ou dois minutos, tempo suficiente para você conseguir se controlar.

Mastigue bem para ficar com menos fome

O cérebro leva cerca de 20 minutos para registrar que o estômago está cheio. É por isso que quem come rápido pode até se sentir bem no início, mas vai ter um mal-estar mais tarde.

Ademais, experimente comer por etapas — primeiro a salada e depois a carne e os vegetais. E inclua alimentos ricos em fibras no cardápio, pois eles exigem mais mastigação.

Fonte: Patricia de Moraes Pontilho, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond