Dieta mitocondrial realmente funciona?

Alimentação Bem-estar
26 de Setembro, 2022
Dieta mitocondrial realmente funciona?

Muito se fala sobre a importância de conquistar uma vida saudável por meio da alimentação. É por isso que, de tempos em tempos, surgem novos protocolos nutricionais que prometem potencializar o funcionamento do nosso organismo. É o caso da dieta mitocondrial: de acordo com seus defensores, esse tipo de cardápio garante energia para as células e permite que elas realizem todas as suas funções de maneira eficiente. Saiba mais:

Como surgiu a ideia?

A ideia de otimizar as nossas mitocôndrias para melhorar o funcionamento do corpo surgiu há mais de 10 anos em uma palestra TEDx apresentada por Terry Wahls. Ela, que convive com a doença neurodegenerativa esclerose múltipla, na época estava frustrada com os resultados dos tratamentos convencionais para a condição.

Então, criou o seu próprio protocolo, que visa diminuir as inflamações do corpo e ajudar o sistema mitocondrial. As mitocôndrias são organelas responsáveis por fornecer energia para as células desempenharem suas funções.

A teoria da pesquisadora envolve a adoção de uma alimentação cetogênica (isto é, restrita em carboidratos), bem como a alta ingestão de alimentos ricos em alguns micronutrientes: coenzima Q10, creatina, iodo, ômega-3 e vitaminas do complexo B. Por exemplo:

  • Folhas: Espinafre, alface, rúcula;
  • Vegetais ricos em enxofre: Cogumelo, alho, cebola, couve-flor;
  • Vegetais/frutas coloridos: Laranja, repolho roxo, morangos, pimentão;
  • Carnes: Bovina, salmão, atum;
  • Algas marinhas.

Além disso, ela defende a realização de alongamentos, exercícios físicos, estimulação elétrica dos músculos, meditação e automassagem.

De acordo com a cientista, os benefícios estariam relacionados a melhorar o metabolismo, auxiliar no controle de desordens nervosas e musculares graves, como doenças neurodegenerativas — esclerose múltipla, Parkinson e Alzheimer —, e combater o envelhecimento.

Leia também: Exercícios que dão mais energia que uma xícara de café

Dieta mitocondrial realmente funciona?

Contudo, é sempre bom lembrar que ainda não existem estudos científicos comprovando os reais benefícios da dieta mitocondrial. Ademais, o funcionamento das nossas mitocôndrias envolve uma série de fatores que vão além da alimentação, como qualidade do sono, tabagismo, consumo de álcool e até existência de alguma disfunção mitocondrial — doença rara cujo diagnóstico envolve a realização de exames bioquímico, de imagem, oftalmológico e até biópsia.

Portanto, antes de aplicar mudanças na alimentação ou adotar cardápios, é essencial contar com a ajuda de profissionais. Desse modo, você realmente melhora a saúde e atinge seus objetivos de maneira segura.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas