Chás para gripe: Melhores combinações para aliviar os sintomas da doença

3 de janeiro, 2022

Diversos estados brasileiros vêm sofrendo com o aumento dos casos de de gripe causados pelo vírus Influenza A – H3N2, o mesmo que está em alta no hemisfério Norte do planeta. Nessas horas, apostar em uma boa alimentação faz toda a diferença para reforçar a imunidade e ajudar o corpo a acabar com a doença. Os chás para gripe, por exemplo, são ótimos para isso. Entenda e veja receitas:

Chás podem curar gripe?

Primeiramente, vale entender: nenhum alimento, sozinho, é capaz de combater diretamente o vírus. Quem faz isso é o próprio sistema de defesa do seu corpo, que precisa estar forte o suficiente para a tarefa. Portanto, é aí que entram os chás para gripe: eles geralmente possuem propriedades e substâncias anti-inflamatórias que contribuem para a saúde.

Além disso, o vapor da bebida alivia desconfortos respiratórios típicos da doença, como tosse, coriza, catarro, dor de garganta e até falta de ar. Sem contar que a água presente nela combate a desidratação.

Leia também: Surto de influenza: Saiba fortalecer o sistema imunológico

Receitas de chás para gripe

Já que você entendeu porque os chás são verdadeiros aliados, confira os preparos mais indicados:

Limão com alho

Enquanto a fruta é rica em vitamina C, o alho é um potente anti-inflamatório.

Ingredientes:

  • 250 ml de água;
  • 3 dentes de alho;
  • 1/2 limão;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • Mel a gosto para adoçar (opcional).

Modo de preparo:

Primeiramente, amasse os alhos e reserve. Leve a água para ferver junto com o alho amassado e o gengibre em uma panela. Assim que começar a ferver, apague o fogo, adicione o sumo de limão, tampe o recipiente e reserve por 3 minutos. Por fim, sirva o chá na xícara e adoce com um pouco de mel se desejar.

Gengibre com limão

A raiz possui propriedades que combatem as inflamações do organismo.

Ingredientes:

  • 10g de raiz de gengibre;
  • 500ml de água;
  • 1 limão.

Modo de preparo:

Primeiramente, descasque e pique o gengibre. Então, coloque-o para ferver com a água por 20 minutos, coe e acrescente o limão quando for beber.

Leia também: O que comer se você estiver com influenza

Agrião com mel

A folha também concentra vitamina C — e o mel, por outro lado, contém bactérias que realmente enfraquecem a capacidade dos patógenos de se multiplicarem.

Ingredientes:

  • 1/2 xíc. (chá) de talos e folhas de agrião;
  • 1 col. (sopa) de mel;
  • 100ml de água.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque a água para aquecer e desligue o fogo quando ela levantar fervura. Em seguida, adicione o agrião e tampe, deixando a mistura descansar por cerca de 15 minutos. Por fim, coe, adoce com o mel e beba morno.

Leia também: Resfriado, influenza ou COVID-19? Saiba diferenciá-los

Cebola

Entre as vitaminas presentes em sua composição, o chá de cebola é especialmente rico em vitamina A, B6 e vitamina C, que são favoráveis ao sistema imunológico. Além disso, ele é repleto de sais minerais essenciais para a saúde, como o ferro.

Ingredientes:

  • 1 cebola;
  • 1 xíc. de água;
  • Mel a gosto (opcional).

Modo de preparo:

Primeiramente, retire a casca da cebola, lave com cuidado e pique. Então, separe uma colher de sopa de cebola picada. Ferva a água, em seguida coloque a cebola e deixe em fogo baixo por alguns minutos. Por fim, espere amornar, coe e sirva com mel.

Leia mais: Agende sua vacina contra a gripe

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.