Vitamina A ajuda na queima de gordura, diz estudo

Alimentação Bem-estar
16 de Novembro, 2020
Vitamina A ajuda na queima de gordura, diz estudo

A vitamina A foi descoberta no ano de 1913. Anos depois, cientistas identificaram sua estrutura básica: o retinol. Mas, foi só em 1976 que o termo “retinoide” foi cunhado para nomear o grupo de substâncias naturais ou sintéticas da vitamina A. E, a novidade é que a vitamina A ajuda na queima de gordura, comprovou um estudo realizado na Universidade Médica de Viena, na Áustria. Ela é uma vitamina anti-inflamatória e que, por isso, beneficia também a imunidade, visão, pele e, não só, pode ajudar na perda de peso.

Vitamina A ajuda na queima de gordura: Como foi o estudo

A vitamina A, também chamada de retinol, foi recentemente apontada como uma ajudante na queima de gordura. Segundo o estudo realizado por cientistas austríacos, seu nível presente no corpo aumenta quando estamos expostos à ambientes de baixas temperaturas.

Então, como consequência, a exposição às temperaturas baixas ajuda a converter o tecido adiposo ruim, de cor branca, em tecido adiposo bom, de cor marrom. O tecido adiposo de cor branca, em níveis normais, compõe 20% do corpo dos homens e 25% do corpo das mulheres e ela é o tipo de gordura que mais retém calorias. Já o tecido adiposo de cor marrom é mais comum em recém-nascidos. Sua presença no corpo humano vai diminuindo com o avanço da idade. Dessa forma, estimula a queima de gordura e a geração de calor corporal.

A transformação do tecido adiposo provocada pela vitamina A aumenta o consumo de energia pelo corpo. Ou seja, aumenta o gasto calórico. Sendo assim, ela pode ajudar a evitar o diagnóstico de obesidade e também o sobrepeso. No entanto, segundo os cientista, ainda é muito cedo para dizer que a suplementação de vitamina A possa ajudar na perda de peso.

Alimentos ricos em vitamina A

Leia mais: Vitamina A ajuda no tratamento da acne. Saiba mais

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Tipos de chocolate
Alimentação Bem-estar

Tipos de chocolate: diferenças e opção mais saudável

Branco, ao leite, amargo ou meio amargo? Veja as diferenças e como escolher a melhor opção

criança pode comer chocolate
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Criança pode comer chocolate? Entenda a idade mínima recomendada

Adorado pelos pequenos, o doce é um tanto quanto controverso quando falamos em alimentação saudável

framboesas e chocolate
Alimentação Bem-estar Receitas

Ovo fit de framboesa e chocolate para a Páscoa!

Aproveitando que Páscoa está logo aí, confira uma versão de ovo fit com framboesa e chocolate para não sair tanto assim da dieta!