Vegetais crucíferos: O que são e porque consumi-los

Alimentação Bem-estar
07 de Abril, 2020
Vegetais crucíferos: O que são e porque consumi-los

Você já deve ter ouvido falar dos vegetais crucíferos e com certeza os consome com frequência – ou, ao menos, deveria. Esses vegetais compõem um grupo abundante de alimentos e são todos ricos em nutrientes. Além disso, recentemente eles têm sido ligados à prevenção do câncer, segundo estudos. 

Exemplos de vegetais crucíferos

Todos eles podem ser consumidos em saladas, receitas adaptadas para vegetarianos e veganos, cozidos, assados, grelhados e acompanhando carnes ou massas. Porém, não se indica cozinha-los muito para não perder as substâncias protetoras. Assim, o melhor é preparar esses alimentos no vapor por 5 minutos para preservar todos os nutrientes ou consumi-los crus sempre que possível.

Leia mais: Os vegetais mais saudáveis para colocar na dieta

Em resumo, esses vegetais contêm poucas calorias e são repletos de vitaminas, especialmente C, E e K. São também abundantes em fibras e sais minerais.

Benefícios dos vegetais crucíferos

Ajudam a prevenir e combater o câncer 

Por conter glicosinolatos em sua composição, esses vegetais tiveram seu potencial anticâncer comprovado por diversos estudos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, os vegetais que compartilham dessas propriedades vem sindo analisados pela atuação na prevenção e combate da doença. Contudo, há ainda muito para ser desvendado sobre a ação de crucíferos na prevenção do câncer. Mas, os resultados das pesquisas sugerem que adultos devem consumir pelo menos cinco porções semanais.

Auxiliam no funcionamento intestinal

Ainda, devido à abundância em fibras, também estão diretamente ligados ao melhor funcionamento intestinal. Ou seja, eles ajudam a prevenir a constipação (prisão de ventre) e, consequentemente, a sensação de inchaço. Além disso, podem auxiliar na perda de peso, pois promovem uma mais longa sensação de saciedade.

Fortalecem a imunidade

Não só, vegetais crucíferos são ricos em vitaminas que fortalecem a imunidade, especialmente vitamina C. Por isso, consumi-los é essencial para o sistema imunológico e muito eficaz na prevenção de doenças, especialmente infecções, muitas vezes causadas pelo contato com vírus. 

Garante a jovialidade da pele

A razão para isso é sua riqueza em vitamina E. Também conhecida como tocoferol, essa vitamina possui ação antioxidante (o que previne o aparecimento de rugas) e é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico e da circulação sanguínea, o que ajuda a manter a aparência jovial da pele.

Leia também: Alimentos saudáveis com poucas calorias

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!