Rabanete: Conheça os benefícios do vegetal

Alimentação Bem-estar
06 de Fevereiro, 2020
Rabanete: Conheça os benefícios do vegetal

O rabanete é uma raiz cultivada e consumida desde a Antiguidade, popular entre os gregos e os romanos. Seu sabor marcante, levemente adocicado e picante, é querido por muitas pessoas. Não só saboroso, suas propriedades são muito ricas e cheias de benefícios para a saúde, além de ser muito versátil.

Rico em fibras, o rabanete é também fonte de vitaminas, inclusive as do complexo B, e minerais, como cálcio, fósforo, cobre, zinco e ferro.  

Não apenas a raiz pode ser aproveitada, mas também as folhas da hortaliça e seu broto. Sendo assim, todas as suas partes são altamente nutritivas. 

Benefícios do rabanete

Combate a diabetes

Segundo um estudo promovido por cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da Jordânia, o rabanete possui efeito anti-diabético, ou seja, suas propriedades são excelentes para o combate da diabetes e seus sintomas. Em suma, isso se deve ao seu forte potencial antioxidante e a melhora da regulação hormonal e metabólica. 

Ajuda no emagrecimento

Por ser pouco calórico e rico em fibras, o rabanete é um excelente aliado do emagrecimento. Além disso, pode ser incluso em diversas receitas, incrementando-as com suas propriedades e promovendo maior sensação de saciedade.

Leia também: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Previne a retenção de líquido

Devido à ação diurética, o rabanete previne a retenção hídrica e evita, entre outras coisas, o aparecimento de celulites no corpo – alterações causadas pelo acúmulo celular de gordura, líquidos ou toxinas. 

Leia mais: Por que temos retenção de líquidos e como evitá-la?

Como incluir o rabanete na dieta

Geralmente adicionado em saladas ainda cru, as possibilidades de consumo vão muito além! Outras possíveis maneiras de consumi-lo são, por exemplo: 

  • Assado
  • Cozido
  • Em conversa
  • Na manteiga
  • Por fim, ao creme

Além disso, é possível utilizar o rabanete para fins medicinais. Sendo assim, a poderosa raiz pode ajudar no tratamento de, por exemplo, problemas estomacais, sinusite, bronquite, bem como ajudar na prevenção do câncer e no tratamento de diabetes.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor

prato conhecido como costelinha de milho, geralmente feito na air fryer
Alimentação Bem-estar Receitas

“Costelinha” de milho na air fryer fica uma delícia!

Apesar do nome "costelinha", o preparo é vegano -- o milho é o principal ingrediente, e fica pronto em poucos minutos na air fryer

mulher olhando o celular
Bem-estar Equilíbrio

Redes sociais geram efeito “cérebro de pipoca”

“Cérebro de pipoca” ocorre quando nosso foco salta de rapidamente de uma coisa para outra, como grãos de milho quando estouram