Quer evitar a celulite? Passe longe desses alimentos

Alimentação Beleza Bem-estar
19 de Dezembro, 2019
Quer evitar a celulite? Passe longe desses alimentos

Sabia que há alimentos específicos que podem provocar celulite? Celulites incomodam muitas mulheres ao redor de todo o mundo, mas elas podem ser evitadas, especialmente com a alimentação.

A ingestão de certos alimentos, por mais deliciosos que sejam, pode acarretar no aparecimento desse problema na pele. Assim, evitar esse consumo impedirá que os indesejados furinhos apareçam no corpo.

O que é celulite

Aquilo que conhecemos como “celulite”, na verdade, chama-se lipodistrofia ginóide. Trata-se de uma infecção bacteriana subcutânea. Essa alteração é causada pelo acúmulo celular de gordura, líquidos e toxinas. As células atingidas ficam excessivamente cheias e endurecidas, por isso, formam os desníveis (os “furinhos”) na pele. 

Há mais do que um tipo de celulite, e esses apresentam diferentes graus. Também, a ocorrência de celulites em mulheres é mais comum do que em homens.

Apenas alimentos podem causar celulite?

Não. Além da má alimentação, fatores como estresse, tabagismo, sedentarismo, desidratação, alterações hormonais atuam no aparecimento delas.

Em suma, essa não é uma condição médica grave. E, estima-se que, aproximadamente, 90% das mulheres do mundo as possuam em seus corpos. Certamente, é algo muito mais estético do que propriamente médico.

Leia também: Exercícios para combater a celulite

Alimentos que causam celulite

Sal

O sal, muito presente nos alimentos sob o nome de sódio, é um fator agravante da retenção de líquido, que pode provocar o aparecimento de celulite.

Leia mais: Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha

Açúcar

Em especial o açúcar branco. Infelizmente, o ingrediente está presente em diversas guloseimas deliciosas e, por vezes, difíceis de resistir. Essa substância é altamente calórica e provoca o ganho de peso, o que ocasiona o surgimento da pele “casca de laranja”. 

Leia também: Açúcar x Sal: O que é pior para o corpo?

Café

A bebida popular é a queridinha de muitos(as)! Entretanto, pode provocar a retenção de líquido e, consequentemente, celulite.

Leia mais: Cafeína faz mal?

Álcool

Ricas em calorias, as bebidas alcoólicas são vilãs para quem quer se ver livre das celulites. Pois, além de possivelmente provocar o ganho de peso, faze com que o corpo retenha líquidos. 

Comidas processadas

Ricas em sódio e gordura, comidas altamente processadas são inimigas de quem não quer ter celulite. Ademais, são cheias de “calorias vazias”, sem qualquer valor nutricional. Portanto, passe longe desses alimentos.

Leia também: Alimentos que combatem o inchaço abdominal

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!