Norovírus: conheça os sintomas, tratamentos e como prevenir

Saúde
10 de Dezembro, 2021
Norovírus: conheça os sintomas, tratamentos e como prevenir

O norovírus é um tipo de vírus com alta capacidade de infecção e transmissão. Embora não seja novo, tem causado preocupação devido à sua alta propagação. De acordo com a Fiocruz, diferentemente de outros vírus causadores de gastroenterites (como o rotavírus), o norovírus afeta com frequência indivíduos adultos e é facilmente transmitido de pessoa para pessoa.

O vírus pode ser encontrado principalmente em alimentos e água contaminados. Além disso, tem capacidade de sobreviver em objetos e superfícies tocadas pela pessoa infectada por um longo período.

Diferente do rotavírus, que atinge crianças com mais facilidade, o norovírus é um dos responsáveis pela gastroenterite viral em adultos. No entanto, os sintomas da infecção são semelhantes. Incluem, por exemplo, diarreia intensa, vômitos, desidratação e febre. 

Sendo assim, a melhor forma de evitar a doença é lavar as mãos antes e após ir ao banheiro, redobrar os cuidados ao manipular frutas e verduras, evitar alimentos crus ou mal lavados, desinfetar objetos e superfícies, além de evitar contato com pessoas infectadas.

Transmissão do norovírus

A principal forma de transmissão do norovírus é fecal, oral ou pelo ar por meio da tosse. Dessa forma, geralmente ocorre quando a pessoa consome alimentos ou água contaminados pelo vírus. Além disso, o contato com superfícies contaminadas ou com pessoas infectadas também facilita o contágio.

Leia mais: Como higienizar frutas e vegetais

Sintomas

A infecção dura, em média, de 1 a 3 dias, e pode desenvolver sintomas graves, tais como:

  • Dor abdominal
  • Vômito
  • Diarreia intensa
  • Febre alta
  • Dor de cabeça

Tratamento e prevenção do norovírus

Apesar da alta capacidade de infecção, o tratamento da gastroenterite é apenas repouso e ingestão de líquidos. Em caso de febre, um antitérmico também é indicado.

Para prevenir, diversas atitudes podem ser incorporadas no dia a a dia, incluindo atenção redobrada com a higiene pessoal, bem como lavar bem os alimentos e as mãos antes de comer, manter os locais limpos e, se possível, evitar ingestão de água não-filtrada.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto do ator Tony Ramos
Saúde

Hematoma subdural: entenda quadro de Tony Ramos

Tony Ramos passou por duas cirurgias após apresentar um hematoma subdural. Segundo boletim médico, ator já tem "melhora na evolução do quadro clínico"

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

5 hábitos saudáveis para enxaqueca
Saúde

5 hábitos saudáveis para enxaqueca

A enxaqueca é uma doença crônica que causa um tipo de dor de cabeça latejante