Como higienizar frutas e vegetais

27 de janeiro, 2020

Parte essencial de uma alimentação realmente saudável é saber como higienizar as frutas e vegetais para consumo.

Higienizar bem os alimentos, como as frutas e os vegetais, é muito importante. Assim, é graças à boa higienização que é possível prevenir contaminações, intoxicações e até problemas mais sérios, como doenças relacionados ao consumo impróprio de alimentos. 

Além disso, é importante ressaltar a possibilidade de o alimento, quando não higienizado, conter diversos micróbios, bem como bactérias e agentes patogênicos (causadores de doenças). Há também a possibilidade de contaminação por pesticidas e agrotóxicos.  

Leia também: Como escolher os alimentos na hora da compra

Como higienizar frutas e vegetais

Basta “passar uma água”?

Quando o assunto é frutas e vegetais é complicado dizer como eles devem ser limpos, mas uma coisa é certa: higienização é importante. 

Entretanto, é de senso comum que “passar uma água” no alimento já é melhor do que não lavar de maneira alguma. Mais, é preciso considerar que o corpo humano contém, na maior parte das vezes, os anticorpos necessários para combater possíveis agentes patogênicos contidos no alimento. 

A melhor maneira de lavar os alimentos

Ainda que “passar água” não seja a pior maneira de higienizar seu alimento, há uma maneira melhor e mais eficaz. 

Primeiramente, deve-se manusear o alimento de mãos limpas. Também, é ideal lavar frutas e legumes logo antes de cozinhá-los, por isso, não se preocupe em higienizá-los assim que chegar do supermercado. 

Além disso, é recomendado sempre usar água fria e evitar outros produtos, como detergentes ou mesmo o vinagre

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo