Mel no cabelo: Conheça os benefícios e saiba como usar

Beleza Bem-estar
24 de Novembro, 2021
Mel no cabelo: Conheça os benefícios e saiba como usar

O mel é famoso por sua alta capacidade adoçante. Além disso, esse ingrediente natural tem muitas propriedades saudáveis que contribuem para o bem-estar do organismo como um todo. A lista inclui benefícios como efeitos anti-idade, regulagem dos níveis de colesterol e, claro, suas ações nos mais diferentes produtos de beleza. Mas, você já pensou em usar mel no cabelo?

No caso dos cuidados com a pele, sua riqueza nutritiva vem, principalmente, das vitaminas do complexo B, C e E e dos seus mais variados minerais, entre eles o cálcio e o magnésio. Mas, o poder do mel vai além do skincare. Pois é um excelente ingrediente para deixar os cabelos mais bonitos e cheios de vida. 

“O mel é um umectante natural. Assim, irá ajudar a reter a umidade nos fios, deixando-os mais macios e com muito brilho”, conta Bruna Nunes, hairstylist do Jacques Janine Jardins. Essa característica é importante porque impede que o cabelo fique com aspecto quebradiço e danificado. “Além disso, age como antibactericida, oxigenando o couro cabeludo e prevenindo as descamações, por exemplo”, complementa.

Da mesma forma, o mel ajuda a acelerar o processo de crescimento dos fios, auxilia a reduzir a queda e pode ser incluído no tratamento de problemas como psoríase e eczema, que afetam o couro cabeludo.

Dicas para usar mel no cabelo

Indicado para todos os tipos de cabelo, o mel pode ser utilizado tanto sozinho quanto acompanhado de alguma máscara, que funciona como potencializador dos efeitos. “Contudo, lembre sempre de lavar o cabelo antes, dar a pausa recomendada pelo fabricante da máscara e enxaguar bem depois”, alerta Bruna.

A hairstylist apresenta três receitinhas ótimas para utilizar o mel nos cabelos. Confira!

Para dar brilho: mel + óleo

“Utilize o mel como um pré-shampoo: com os cabelos úmidos, aplique o mel puro no cabelo e deixe agir por 5 minutos. Logo em seguida, aplique o óleo capilar que você costuma usar para umectar os fios e deixe agir por mais 10 minutos”, explica. Depois, é só lavar e finalizar como preferir.

Para nutrir: mel no cabelo com abacate

“Você pode bater o mel com o abacate no liquidificador e criar uma supermáscara de nutrição. Para isso, utilize 100g de abacate e uma colher de mel. Aplique a máscara após o uso do shampoo e deixe agir por 10 minutos”, afirma Bruna. Em seguida, enxágue bem para retirar o excesso da mistura.

Para reconstruir: mel + iogurte natural + ovo

“A combinação desses três ingredientes irá deixar os seus fios muito mais fortes e com bastante brilho. Basta bater os ingredientes e aplicar nos cabelos após a lavagem com shampoo e deixar agir por 10 minutos”. Na sequência, enxágue bem.

Leia também: Água de coco para os cabelos: Benefícios e como usar

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa