Água de coco para os cabelos: Benefícios e como usar

24 de novembro, 2021

Você conhece as vantagens do uso da água de coco para os cabelos? É bem provável que você já saiba que, além de saborosa, a água de coco oferece inúmeros benefícios à saúde, certo? Isso acontece porque ela é uma rica fonte de diferentes nutrientes, como vitaminas, sais minerais e antioxidantes. 

Assim, o resultado desse pacote completo é que a bebida colabora com a hidratação, combate o estresse e o cansaço, ajuda a melhorar a ressaca, dá uma forcinha contra os sinais do envelhecimento e pode até contribuir com a prevenção de doenças como o câncer. 

Mas, será que você sabe que a água de coco pode também ser um poderoso aliado da beleza dos cabelos? Quem explica essa mágica é a hairstylist Bruna Nunes, que integra a equipe do Jacques Janine Jardins: “A água de coco é rica em nutrientes que hidratam o cabelo, por isso ela pode ser um superpotencializador para a saúde das madeixas. Ela pode, por exemplo, ajudar no controle do volume e do frizz”.

Benefícios da água de coco para os cabelos

Por conta de sua composição tão diversificada, a água de coco é capaz de promover ação antibactericida e antifúngica. Essa combinação, diz Bruna, leva à oxigenação do couro cabeludo, mantendo você longe de caspas e irritações, e também estimula o crescimento de novos fios. “Ela é multibenefícios”, celebra.

Além disso, a bebida ainda devolve água aos cabelos, ingrediente fundamental para deixá-los com aspecto saudável. Para isso, basta adicionar um pouco da água de coco ao seu creme favorito para umectação – e aí é só usar o produto como de costume.

Já para quem tem cabelos tingidos a boa notícia é que a água de coco reduz o ressecamento provocado pela química. Além disso, atua como um finalizador perfeito para fios cacheados e crespos. Nesse sentido, basta borrifar o líquido depois de cada lavagem para deixar as molinhas mais leves, soltas e com volume na medida certa.

Ideal para todos os fios

Bruna afirma que todos os tipos de cabelo podem se beneficiar da água de coco. E, para potencializar os efeitos, você pode ainda associá-la ao óleo de coco. “É um blend perfeito! A água de coco unida ao óleo de coco é um combo ótimo para quem quer uma fonte de nutrição pura que, além de repor óleo e água, irá estimular o crescimento.”

Uma receitinha fácil é levar polpa e água da fruta e uma colher de óleo de coco para o liquidificador. Em seguida, bata tudo até formar uma pastinha homogênea, mas não líquida (se precisar, acrescente um pouco de máscara de nutrição). Por fim, use essa mistura nos fios logo após a lavagem. Deixe agir por 15 minutos, enxágue bem e finalize o processo com o condicionador.

“Você pode usar também após o enxágue do condicionador (aqui você precisará de uma quantidade maior de água). A água de coco age como um acidificante para os fios. Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos para estimular a oxigenação. Deixar agir por aproximadamente 3 minutos e fazer mais um enxágue”, complementa a hairstylist.

Leia também: Cuidados essenciais ao lavar o cabelo no verão

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.