Chá para emagrecer e secar a barriga: confira as melhores opções e como preparar!

Alimentação Bem-estar
06 de Novembro, 2023
Fernanda Munhoz Pagotto
Revisado por
Nutricionista e Profissional de Educação Física • CRN 51666 | CREF 145110-G/SP
Chá para emagrecer e secar a barriga: confira as melhores opções e como preparar!

Consumidos de Norte a Sul do país de diversas maneiras e em diferentes momentos, os chás são repletos de propriedades nutricionais que ajudam a prevenir doenças e deixam o organismo mais fortalecido. Quentes, frios, de ervas ou flores, a ingestão dessas bebidas é comumente associada a um estilo de vida mais saudável. Quer saber como os chás podem te ajudar a diminuir o peso? Veja a seguir todas as dicas necessárias para incluir a bebida na sua rotina! 

Veja também: Chá de boldo-do-chile: Para que serve o remédio caseiro

Chás para emagrecer

Saborosos e reconfortantes, os chás diuréticos podem ser ótimos aliados para quem quer perder peso. Além disso, oferecem diversos benefícios à saúde, proporcionando um bom funcionamento do organismo. Tudo depende dos ingredientes utilizados no preparo e da forma como eles são feitos. 

Assim, a bebida ajuda o corpo a desinchar e se livrar do excesso de líquidos. Principalmente água, e do sal, cujo principal efeito é inchaço no abdômen e nos membros inferiores.

Como os chás ajudam a emagrecer?

Certos tipos de chás podem ter propriedades termogênicas, que auxiliam no aumento da temperatura corporal e aceleram o metabolismo, permitindo que o corpo queime mais calorias durante a digestão e atividades cotidianas.

Existem ainda algumas variedades, conhecidas por suas propriedades supressoras do apetite, que ajudam na redução da ingestão calórica diária. Isso sem falar no efeito diurético proporcionado por muitos deles, que auxilia na eliminação do excesso de líquidos retidos no organismo e reduz a sensação de inchaço. Além disso, alguns deles ainda atuam na eliminação de toxinas, contribuindo para uma desintoxicação natural do corpo.

Medidas para o emagrecimento que vão além dos chás

Entretanto, antes de preparar seus chás diuréticos para desinchar, é preciso gerenciar as expectativas. Isso porque não basta só tomar as xícaras por algum tempo e, pronto, o peso diminui por si só. Apesar de soar clichê, não existem milagres quando o assunto é a perda de peso. Portanto, para chegar no peso desejado, é preciso combinar uma alimentação saudável com rotina de exercícios físicos, além de manter o acompanhamento médico e tratar possíveis doenças.

“Os chás possuem propriedades interessantes que podem, sim, auxiliar no processo de emagrecimento, mas é importante não atribuir a eles um poder milagroso. É preciso ter em mente que, para alcançar resultados consistentes e duradouros, é fundamental adotar uma alimentação balanceada, com foco na qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos”,  explica Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa Vigilantes do Peso no Brasil e complementa:

“Outro ponto importante é que a jornada de perda de peso, muitas vezes pode ser acompanhada de ansiedade e estresse, o que pode interferir negativamente nos resultados. Nesse sentido, os chás também podem ser aliados valiosos, pois muitos deles possuem propriedades relaxantes que ajudam a reduzir o estresse, proporcionando um estado de bem-estar que é essencial para manter uma rotina saudável durante o processo de emagrecimento“. 

Melhores opções de chás para emagrecer

1. Chá verde

chá verde

Um dos chás mais populares, quando se trata no auxílio da perda de peso. Embora o gosto da bebida seja um pouco amargo, a ciência já provou que vale a pena fazer caretas pela quantidade de vantagens que o chá verde pode oferecer. Seu segredo está no alto teor de compostos bioativos, como a catequina, que estimula o metabolismo e a queima de gorduras. Ele também é um importante aliado na redução da retenção de líquidos e, graças ao seu efeito termogênico, contribui para o gasto energético do corpo.

Segundo o Ministério da Saúde, as substâncias presentes no chá podem auxiliar na redução de gordura corporal e também na diminuição do peso. A constatação é de um estudo realizado com humanos que demonstra o aumento do gasto energético de 4% e da oxidação lipídica que a bebida produz, resultando em um efeito termogênico. 

Como fazer chá verde para emagrecer?

Ingredientes

  • 200 ml de água fervente
  • 1 colher de chá verde
  • 4 raminhos de hortelã fresca
  • 1 colher de sopa de suco de limão

Modo de preparo: Derrame a água fervente sobre o saquinho de chá e coloque 2 raminhos de hortelã. Deixe esfriar antes de acrescentar o suco de limão. Leve a geladeira e depois sirva com 2 raminhos de hortelã.

2. Chá de gengibre

chá para emagrecer

O chá de gengibre é um aliado para quem quer emagrecer, uma vez que é um alimento termogênico. Ou seja, que acelera o metabolismo, aumenta a temperatura corporal e acaba ajudando a perder peso. A bebida age no organismo provocando aumento do calor corporal. E por isto, ele potencializa o gasto calórico.

Além disso, suas propriedades digestivas tornam o chá de gengibre uma excelente escolha para complementar uma dieta de emagrecimento. Ele auxilia na quebra das moléculas de gordura, favorece a absorção de nutrientes e alivia a sensação de inchaço abdominal. Outra vantagem é que com uma digestão mais eficiente, o organismo se torna mais propício a utilizar as reservas de gordura como fonte de energia.

Como fazer chá de gengibre para emagrecer?

Ingredientes:

  • 200 ml de água fervente;
  • 1 rodela de gengibre (10 gramas);
  • Meio limão.

Modo de preparo: Comece fervendo a água com uma rodela de gengibre (tamanho de uma moeda de R$1,0), deixe descansar tampado por alguns minutos e acrescente o suco de meio limão. 

3. Chá de canela

O chá de canela é um dos grandes aliados para quem está de dieta. Isso porque a canela é uma das especiarias mais completas quando o assunto é riqueza nutricional. Além de aromático e saboroso, ele tem efeito termogênico: suas substâncias atuam aumentando a temperatura do organismo, fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado e com que a queima de gorduras seja muito maior.

Entre outros benefícios, a canela é capaz de reduzir a fome, estimular a digestão e ainda diminuir os níveis ruins de colesterol no sangue. Por fim, além de significar uma ajuda para quem deseja perder peso, a bebida também ajuda a controlar o colesterol: segundo um estudo, o consumo de canela por 40 dias contribuiu para a diminuição do colesterol total; e diminui o risco de desenvolver diabetes e doenças coronarianas, pois reduz os triglicérides.

Como fazer chá de canela para emagrecer?

Ingredientes:

  • 500ml de água filtrada;
  • 2 canelas em pau;
  • 4 cravos-da-índia

Modo de preparo: Primeiramente, coloque a canela, o cravo e a água para ferver. Assim que levantar fervura, aguarde alguns minutos e desligue o fogo. Então, espere mais um tempinho, coe e beba o líquido.

4. Chá mate 

Famoso no preparo do chimarrão, o chá mate proporciona diversos benefícios para a saúde. A bebida é rica em cafeína, minerais e vitaminas, que possuem propriedades antioxidantes e diuréticas. Assim como o chá verde, a erva-mate está na lista das substâncias naturais aliadas da perda de peso. Por isso, é cada vez mais comum usar o chá mate para emagrecer, como parte de uma alimentação saudável. 

Além disso, a cafeína, presente em grande quantidade na planta, é uma substância estimulante e com ação lipolítica. Ou seja, facilita a queima da gordura em excesso no organismo. Assim, podemos dizer que o chá mate emagrece.

Como preparar chá mate para emagrecer?

Ingredientes:

  • 200 ml de água fervente;
  • 2 colheres de erva mate
  • Opcional: suco de meio limão espremido. 

Modo de preparo: Na água fervente, despeje as duas colheres de erva mate e acrescente o suco de limão espremido (se desejar). Leve a geladeira e depois sirva.

5. Chá de hibisco

Chá de hibisco

Seu benefício mais conhecido é o diurético. Muito rico em antioxidantes, o chá de hibisco pode proteger a saúde de doenças e da inflamação. Alguns estudos sugerem uma interferência na digestão e absorção de carboidratos da dieta, o que pode auxiliar no controle do peso corporal.

Além disso, seu consumo regular pode auxiliar no controle do apetite, proporcionando uma sensação de saciedade mais duradoura, contribuindo para a diminuição da compulsão alimentar. Vale reforçar que além da ação no peso, o chá de hibisco com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem para evitar o acúmulo de gorduras.

Como fazer chá de hibisco para emagrecer?

Ingredientes: 

  • 200 ml de água fervente;
  • 1 colher de sopa de hibisco seco;
  • Opcionais: 1 canela em pau ou 1 colher de sopa de folhas de cavalinha;

Modo de preparo: Ponha 200 ml de água no fogo, mas não deixe ferver completamente. Tire do fogo assim que começar a fervura. Adicione 1 col. (sopa) do hibisco. Deixe em infusão em vasilha tampada por 10 minutos.

Para melhores resultados você pode acrescentar ao chá uma colher de sopa de gengibre ralado. Pode também potencializar a ação do chá com canela ou com cavalinha (estes ingredientes adicionais são termogênicos, e aceleram o seu metabolismo. Ou seja, ajudam no seu gasto calórico ainda mais).

6. Chá de cavalinha

chá de cavalinha

cavalinha é uma erva medicinal utilizada desde a antiguidade devido aos seus benefícios para a saúde. Eficiente no seu efeito diurético, o chá de cavalinha previne e combate a retenção hídrica. Dessa forma, pode também ajudar na eliminação de toxinas, além de prevenir o aparecimento de celulite, inchaço e outros problemas que a retenção de líquido pode acarretar ao corpo. 

Além disso, a cavalinha pode ser usada para combater os sintomas de estresse e ansiedade, variações do humor e retenção de líquidos.

Como fazer chá de cavalinha para emagrecer?

Ingredientes

  • 200 ml de água fervente;
  • 1 colher de sopa de folhas de cavalinha;
  • Adição de mel ou gengibre são opcionais.

Modo de preparo: Em um recipiente, junte a água com as folhas secas de cavalinha. Em seguida, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Depois, é só coar e beber. Para obter os benefícios da bebida, consuma de 2 a 4 vezes por dia. 

7. Chá de dente-de-leão 

O chá dessa flor é diurético e, portanto, previne a retenção de líquidos, o que confere a fama de aliado na perda de peso. Além disso, a bebida possui vitamina C, B6 e minerais, sendo assim não somente uma ótima opção para a queima de gordura, mas também rica fonte de importantes nutrientes. Quem consome o chá de dente-de-leão também tem acesso aos minerais essenciais para a saúde, como ferro e zinco, além de antioxidantes que também fazem parte da composição do dente-de-leão.

Como fazer chá de dente-de-leão para emagrecer?

Ingredientes

  • 200 ml de água fervente;
  • 2 colheres de raiz de dente-de-leão;

Modo de preparo: Na água fervente, despeje as duas colheres de raiz de dente-de-leão. Abafe a bebida por 10 minutos para realizar a infusão. Coe em seguida e sirva.

8. Chá de ginseng 

Provavelmente o mais desconhecido entre os demais ingredientes de chás para queima de gordura, o ginseng é uma erva que contém o componente ginsenoside Rg3, responsável por auxiliar na queima de calorias.

Além disso, um estudo chinês publicado recentemente na revista especializada Gut começou a considerar o impacto do ginseng na microbiota intestinal. Os pesquisadores consideraram o processo pelo qual o ginseng ajuda na perda de peso, procurando descobrir o que a erva interfere no peso.

Como fazer chá de ginseng para emagrecer?

Ingredientes

  • 200 ml de água fervente;
  • 1 colher de erva de ginseng;

Modo de preparo: Na água fervente, despeje as duas colheres de ginseng. Abafe a bebida por 10 minutos para realizar a infusão. Coe em seguida e sirva.

Cuidados 

Por fim, é importante o acompanhamento de um profissional, visto que cada chá descrito acima também tem as suas precauções e, para algumas pessoas, pode ser contraindicado.

Fonte: Matheus Motta, nutricionista.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!