Chá de folha de algodão: Benefícios e como preparar a bebida
O chá de folha de algodão é diurético, ajuda na digestão e no funcionamento do intestino. Além disso, regula o ciclo menstrual. O algodão é uma planta subtropical e utilizada em todo o mundo.
Benefícios do chá de folha de algodão
Menstruação regular
Primeiramente, o chá ajuda a regular a menstruação e o ciclo menstrual como um todo. Por isso também, a bebida ajuda a aliviar os sintomas da TPM, como a cólica, e da menopausa.
Leia mais: Chá de artemísia: Conheça as propriedades da planta
Intestino funcionando
Ainda, a bebida está associada ao melhor funcionamento do intestino, pois ajuda na digestão, ou seja, previne a constipação. Não só, ajuda a evitar outros problemas afetam sua saúde.
Leia também: Butirato: O que é e como beneficia a saúde do intestino
Chá de folha de algodão previne a retenção de líquido
Não só, por ser uma bebida diurética, o chá de folha de algodão ajuda a evitar que o corpo retenha líquidos em excesso. Por isso, também evita a sensação de inchaço. Ainda, ajuda a combater as celulites.
Leia mais: Zimbro: Benefícios e propriedades da planta
Imunidade mais forte
Por fim, ele também é um fortalecedor da imunidade, principalmente por combater os fungos. Sendo assim, o chá pode ajudar na prevenção de doenças. Como se fosse uma fortaleza, a imunidade – como chamamos o sistema imunológico – é uma espécie de muralha que garante as defesas do seu corpo. O inimigo? As mais diversas doenças que podem atrapalhar o funcionamento do organismo.
Leia também: Shot de imunidade: O que é, como fazer e benefícios
Como preparar o chá de folha de algodão
A princípio, é necessário separar 2 colheres de sopa de folhas frescas ou secas de algodão. Em seguida, ferva 1 litro de água mineral corrente. Uma vez que a água estiver fervida, junte as folhas à ela. Por fim, coe o chá e sirva-a quando estiver morno.
A bebida deve ser consumida até, no máximo, três vezes ao dia.
Leia mais: Jambo: Conheça a fruta ótima para a imunidade
Chás: Conheça os benefícios e diferentes tipos da bebida
Consumidos de Norte a Sul do país de diversas maneiras e em diferentes momentos, os chás são repletos de propriedades nutricionais que ajudam a prevenir doenças e deixam o organismo mais fortalecido.
Quente, frio, de ervas ou flores, sua ingestão é comumente associada a um estilo de vida mais saudável. Além disso, os chás já se tornaram curinga na dieta de quem quer emagrecer e desinchar. Quando tomado entre as refeições, ele é um excelente aliado para reduzir o apetite, por exemplo.
Quando e como tomar chás
Não existem regras definidas, mas o recomendável por especialistas é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo.
Já para conservá-lo, dê preferência a garrafas em vidro, térmica ou mesmo o aço inox. O plástico ou alumínio não devem ser usados.
Tipos de chás e seus benefícios – além do chá de folha de algodão
A erva natural é mais potente do que os chás de saquinho industrializado. Mesmo que apresentem as mesmas substâncias em sua composição, eles têm concentrações diferentes. Por isso, sempre que possível, é importante preparar o chá com as folhas secas para potencializar os benefícios.
Leia também: 6 chás que ajudam a dormir melhor
Conheça os benefícios de alguns chás que são comumente utilizados e escolha o seu preferido:
Chá verde
O chá verde exerce uma importante função antioxidante, o que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, por exemplo. Os benefícios do chá verde se devem principalmente à sua composição rica em polifenóis, que são compostos naturais presente em vegetais e promovem uma defesa ao organismo. “O produto também está associado à diminuição das taxas de colesterol e à ativação do sistema imunológico. Além disso, este chá também auxilia beneficamente no controle do peso, devido às catequinas (um tipo de polifenóis) que, segundo estudos, induzem vias metabólicas envolvidas na quebra de gordura, dependendo da dose consumida”, explica a nutricionista Rafaela Silvério, pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional e Coordenadora Científica do Conceito Vitamine.
Um estudo da Universidade Harvard comprovou ainda que as mulheres que bebiam mais chá verde tinham um risco de 20 a 30% menor de desenvolver câncer de mama.
Chá preto
Assim como o chá branco e o chá verde, o chá preto é feito a partir da planta Camellia sinensis e também possui uma importante capacidade antioxidante. “O chá preto tem uma boa quantidade de cafeína, que pode manter um estado de alerta e redução do cansaço. As catequinas e cafeína presente nele podem auxiliar na redução de gordura corporal”, entrega a profissional.
O chá preto não é recomendado para bebês e crianças com menos de 12 anos de idade.
Chá de camomila
O chá com maior quantidade de substâncias calmantes e relaxantes é utilizado para auxiliar em espasmos musculares, dores de cabeça, regularização do PH do trato gastrointestinal. “É bastante utilizado para combater os sintomas de cólica, ansiedade e insônia devido seu potencial antioxidante e anti-inflamatório”, conta a nutricionista. Os principais compostos bioativos da flor de camomila são os flavonóides, que agem como antioxidantes e, com isso, previnem uma série de doenças crônicas.
Chá mate
Estudos revelam suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e ação na queima de gordura, já que contém polifenóis e cafeína. “Algumas pesquisas ainda sugerem que um adequado consumo de chá mate pode auxiliar beneficamente no controle do colesterol e glicemia”, explica Rafaela.
Chá de erva cidreira
Os benefícios da erva cidreira sem baseiam em sedativo e calmante. Mas, além disso, é muito utilizado para os casos de desconfortos estomacais e indigestão, já que muitas vezes essa ocorrência estão relacionadas ao estresse.