Café com limão: Para que serve? Vale a pena tomar?
Uma nova tendência se concentra em especular quais os potenciais benefícios à saúde de tomar café com limão. Os adeptos dessa bebida afirmam que a mistura ajuda a derreter a gordura e alivia dores de cabeça e diarreia. Sugere-se misturar uma xícara (240 ml) de café com o suco de 1 limão.
Separadamente, os dois ingredientes têm vários efeitos comprovados para a saúde, Então, será que bebê-los juntos oferece benefícios adicionais? Aqui, desvendamos se essa combinação é realmente o elixir mágico que as pessoas tanto buscam.
Café com limão: Para que serve? É para tomar?
O café – uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo – é produzido pela fabricação de grãos de café torrados. Já o limão deixa nosso suco gástrico mais ácido, o que melhora a digestão da proteína e reduz processos inflamatórios, a produção de gordura hepática e insulina. Além disso, a bebida é considerada antioxidante e auxilia na prevenção de resfriados e gripe.
Ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde, os quais estão predominantemente associados ao seu alto teor de antioxidantes. Estas são moléculas que protegem o corpo dos efeitos nocivos de quantidades excessivas de radicais livres.
Não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios. Sendo assim, não existe comprovação de que a mistura seja eficaz para aliviar a diarreia ou fazer com que a gordura do corpo derreta. Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os ingredientes separadamente.
Por fim, uma coisa a ter em mente, porém, é que os limões (e frutas cítricas em geral) são ácidos, então se você está evitando alimentos ácidos por azia ou qualquer outro motivo, a bebida não é indicada.