Jambo: Conheça a fruta ótima para a imunidade

18 de fevereiro, 2021

Jambo é uma pequena fruta de sabor adocicado muito comum no Norte do Brasil. Ela é natural da Ásia, da mesma família da jabuticaba e rica em nutrientes importantes, como a vitamina A, a vitamina C e vários minerais, como o ferro, o magnésio, o fósforo e o cálcio. Por isso, é uma fruta boa para a imunidade do corpo.

Benefícios do jambo

Pele e dentes saudáveis

A princípio, o jambo possui duas das vitaminas mais importantes para a saúde da pele: a vitamina A e a vitamina C. Em resumo, vitamina A ajuda no tratamento de acne, assim como a vitamina C hidrata a pele, bem como previne o envelhecimento precoce, resultado da ação dos radicais livres. Ademais, essa é uma fruta rica em cálcio, mineral que também favorece a pele, e é essencial para a saúde dos dentes, das unhas e dos ossos.

Leia mais: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele

Protege a saúde do coração

Além disso, ela é rica também nas vitaminas do complexo B, como a vitamina B2. Elas são importantes para a saúde do coração, pois ajudam no controle da pressão arterial, por exemplo. Não só, o fato de ser rica em fibras também beneficia o coração, pois também ajuda a controlar o colesterol ruim (LDL).

Leia também: Vitamina B3 pode reduzir risco de câncer de pele

Ajuda a prevenir a anemia

Ainda, contém uma quantidade razoável de ferro em sua composição. Por isso, ajuda a prevenir a falta desse mineral no corpo, o que poderia causar a anemia. Além disso, a vitamina C da fruta facilita a absorção do ferro no corpo. O magnésio e o fósforo também.

Leia mais: Como absorver melhor o ferro dos alimentos

Como consumir jambo

  • Preparo de doces e produção de mel
  • Decoração
  • Extração de óleos essenciais das folhas e fabricação de perfumes

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo