Magnésio e coração: conheça os benefícios do mineral

Alimentação Bem-estar
25 de Maio, 2020
Magnésio e coração: conheça os benefícios do mineral

O magnésio é um mineral muito importante para o organismo e, em especial, para a saúde do coração. Felizmente, ele pode ser encontrado em diversos alimentos e oferecer benefícios para a saúde cardiovascular.

Ainda, a deficiência do mineral corpo causa problemas na contração muscular, nas funções cerebrais, na produção de energia e pode provocar sono em excesso. Em casos mais graves, pode aumentar muito o risco de morte por doenças cardíacas. Por isso, a ingestão adequada desse mineral é especialmente importante para o coração. Para homens adultos, estima-se que seja necessário ingerir o equivalente a 310 mg de magnésio e 400 mg para as mulheres.

Leia também: Magnésio: quem deve (e como) suplementar?

Magnésio e coração: Qual a relação e como o mineral o beneficia

Mantém o batimento cardíaco regulado

Muitos não sabem, mas o magnésio é essencial para regular os batimentos cardíacos. Basicamente, o mineral está diretamente envolvido no transporte de eletrólitos, como o cálcio e o potássio, que adentrarão as células. Os eletrólitos são essenciais para a emissão de sinais nervosos e também são responsáveis pelas contrações musculares do coração, ou seja, os batimentos. Por isso, a deficiência de magnésio pode provocar batimentos irregulares (arritmia). 

Leia também: Alimentos que protegem o coração

Pressão arterial regulada

Não só, o magnésio é importante para manter a pressão arterial sob controle. A princípio, a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8. Quando a pressão atinge a marca de 14 por 9 ou mais, trata-se de um quadro de hipertensão. Nesse caso, entre outras opções de tratamentos, a suplementação de magnésio pode ser recomendada.

Previne doenças crônicas 

Um estudo desenvolvido por cientistas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), demonstrou que a suplementação contínua de magnésio ao longo de 6 meses pode prevenir a disfunção endotelial. A disfunção, comum entre pacientes de pressão alta, pode também estar associada a diversas alterações vasculares, inclusive diabetes

Leia também: Alimentos ricos em magnésio que são muito saudáveis

Magnésio e coração: Melhores alimentos fontes do mineral

Sementes

As sementes são oleaginosas e, essencialmente, são ricas em gorduras boas, como o ômega-3 e, não só, são boas fontes do mineral em questão. Assim, algumas sementes ricas em magnésio são: 

Não só, amêndoas castanhas, como a de caju e do Pará, também são fontes do mineral. Mais, o grão de soja é uma boa opção. 

Leia mais: 7 lanchinhos para comer antes de dormir que ajudam no sono

Folhas verdes

Certamente, folhas verdes são uma excelente adição a qualquer dieta e isso se deve à riqueza de boas propriedades. Entre essas propriedades, o magnésio deve ser destacado. Dessa forma, algumas folhas verdes especificamente se destacam por sua abundância nesse mineral:

Banana

banana é comumente associada à grande quantidade de potássio, outro mineral essencial. Entretanto, ela também é rica em magnésio. Por isso, consumi-la faz-se muito importante, a fim de adequar a ingestão necessária desses minerais tão importantes para a saúde. 

Ainda, outras frutas também são ricas em magnésio, por exemplo, figo abacate.

Salmão

Frequente e corretamente associado ao ômega-3, o salmão não é apenas fonte de gordura boa e proteína, mas de magnésio também. Sendo assim, esse peixe é uma boa opção para quem busca aumentar sua ingestão desse mineral tão importante. 

Leia mais: Motivos para comer salmão com mais frequência

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa