Semente de abóbora: Benefícios e como incluir na dieta

Alimentação Bem-estar
12 de Novembro, 2019
Semente de abóbora: Benefícios e como incluir na dieta

Incluir a semente de abóbora na alimentação traz vários benefícios para a saúde. Extremamente nutritivas, elas geralmente têm formato oval e assimétrico. Suas cascas são brancas, mas por dentro possuem um tom verde claro. Também há cultivos (específicos para alimentação) em que elas não têm casca.

Propriedades nutricionais

Elas contêm principalmente gordura (boa), mas possuem outros nutrientes, como enxofre, fósforo, magnésio, cálcio, potássio, cobre, zinco, manganês e ferro. Além disso, são ótimas fontes de fibras, e uma dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes.

Benefícios da semente de abóbora

Por ser rica em zinco, a semente de abóbora é ótima para o sistema imunológico. Excelente fonte de fibras, é ideal para ajudar no funcionamento do sistema digestório. É especialmente benéfica para os homens, pois ajuda na saúde da próstata. A semente previne a transformação da testosterona em di-hidrotestosterona, causadora do aumento da próstata. Veja mais benefícios do alimento

  • Favorece o relaxamento e promove bem-estar;
  • Auxilia a perda de peso;
  • Ajuda a aumentar a massa muscular;
  • Diminui a inflamação;
  • Protege as células ;
  • Combate a anemia;
  • Alivia dor de barriga;
  • É cardioprotetora.

Como consumir

Elas podem ser ingeridas secas, como um perfeito lanche para saciar a fome. Podem também ser trituradas e, assim, adicionadas junto a cereais, iogurtes ou até em sucos. Transformada em farinha, ela diminui a glicemia, os triglicérides e o colesterol, mas pode ter efeito laxativo.

Outra opção é o óleo que pode ser feito a partir das sementes, que está se tornando tão querido quanto o óleo de coco.

Elas podem ser torradas em uma frigideira ou no forno microondas. Outra forma de prepará-las é colocando-as em uma bandeja com papel vegetal e levar ao forno a 75ºC e deixar até que fiquem douradas, o que leva mais ou menos 30 minutos. Contudo, é importante mexer de vez em quando a bandeja para evitar que as sementes queimem.

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

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