Sucos que deixam o corpo mais saudável

1 de outubro, 2019

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de ao menos 5 porções de frutas, legumes ou verduras por dia. Quanto maior a variedade, melhor: assim, você garante nutrientes variados e combate um maior número de doenças.

Mas você não precisa incluir essas porções apenas em sua forma in natura. Os sucos também são uma ótima maneira de colocar mais saúde à sua rotina, além de ser um jeito gostoso e refrescante de manter o corpo hidratado. 

Para receber todos os nutrientes, no entanto, é importante dar preferência aos sucos feitos a partir das frutas (em vez de polpas) e evitar coar, para manter as fibras – que colaboram para o bom funcionamento do intestino e dão maior saciedade.  

“Para quem busca manter ou perder peso, a dica é optar por frutas com menor teor de frutose e, portanto, menos calóricos, como limão, maracujá e acerola”, informa Clarissa Hiwatashi Fujiwara, nutricionista, mestre em ciências pela USP e membro do Nutrition Science (NutS). 

Outro ponto interessante é não utilizar açúcar branco. Se precisar adoçar, utilize versões mais saudáveis, como mascavo e demerara, açúcar de coco ou adoçantes naturais. “Aqui, siga sempre a regra do ‘menos é mais’; não abuse do adoçante, seja ele qual for.”

Saborear o suco sem adoçar permite perceber melhor o sabor próprio das frutas e contribui para, gradualmente, condicionar o paladar a patamares de sabor cada vez menos doces.

A seguir você confere uma lista com os sucos mais interessantes para a sua saúde. 

Leia também: Horta em casa: Cultive temperos e hortaliças

Maracujá 

Rico em flavonoides, esse suco estimula o sistema nervoso central. Apresenta ainda antioxidantes, que atuam no combate ao envelhecimento e à degeneração celular, vitaminas do complexo B, ferro, sódio, fósforo, potássio e cálcio, importante para evitar a osteoporose.

Abacaxi

O suco de abacaxi possui uma enzima chamada bromelina que auxilia no processo digestivo de proteínas. Por conta do alto teor de água, tem efeito diurético, aliado do processo de emagrecimento. Também tem vitamina C, que aumenta a imunidade. 

Laranja 

A laranja não só é rica em vitamina C – importante para a absorção de ferro -, mas contém também beta-criptoxantina, que tem ação anti-inflamatória. 

Mamão 

“Apresenta carotenoides que o organismo é capaz de converter em vitamina A. Ela está relacionada à hidratação da pele, auxilia na formação de melanina e na defesa contra os raios ultravioleta, além de participar do funcionamento do sistema imunológico”, detalha Clarissa. 

Melancia, goiaba e tomate

Esses sucos são interessantes por causa do licopeno, um carotenóide responsável pela cor avermelhada desses alimentos. 

Destacam-se como antioxidantes e por regularem os níveis de colesterol, elementos importantes na redução do risco de doenças cardíacas e aterosclerose. “Têm ainda benefícios potenciais na diminuição do risco de alguns tipos de câncer.” 

Frutas vermelhas

Sucos de morango, framboesa e amora são fontes de antocianinas, um flavonoide que tem propriedades antioxidantes e papel essencial na proteção do DNA celular contra os radicais livres – que causam o envelhecimento do organismo.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.