Suco de cenoura com gengibre emagrece? É termogênico?

14 de março, 2022

Quando você era criança, provavelmente ouviu falar que a cenoura é boa para os olhos. Pois, isso é verdade. Mas, os benefícios desse vegetal não param por aí. Muito nutritiva, ela é fonte de sais minerais como ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E, do complexo B, além de manganês, potássio e fibras. Mas, além disso, há que acredita que uma bebida feita a partir desse vegetal pode com um tempero pode potencializar a perda de peso: cenoura com gengibre. Contudo, será mesmo que o Suco de cenoura com gengibre emagrece?

A fibra solúvel presente em sua composição ajuda a regular os níveis de açúcar e insulina no sangue. Dessa maneira, a cenoura crua ou levemente cozida também tem baixo índice glicêmico, o que as ajuda a fornecer um suprimento constante de energia ao organismo. Além das fibras fornecidas, elas são repletas de água (uma cenoura é, na verdade, 88% de água.) Da mesma maneira, a raiz é pouco calórica – uma xícara picada contém apenas 52 calorias. 

Já o gengibre é um termogênico natural. Ainda pode facilitar a digestão e aliviar o desconforto de azia e inchaços abdominais. O alimento é extremamente acessível – pode ser encontrado em feiras, empórios e supermercados. Contudo, para fazer o suco com gengibre e colher seus benefícios, prefira a raiz pura: basta um pedacinho para fazer a infusão. 

Afinal, suco de cenoura com gengibre emagrece?

Essa é uma bebida considerada termogênica, muito por conta das propriedades do gengibre. 

Os alimentos termogênicos podem ser grandes aliados da dieta pois exigem que o corpo queime mais calorias para digeri-los. Mas, não fazem milagres de maneira isolada. 

Basicamente, os sucos termogênicos atuam aumentando a temperatura do organismo. Assim, fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado e com que a queima de gorduras seja muito maior.

Contudo, para que haja emagrecimento de fato é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta. 

Dito isso, ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde, e não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios. Sendo assim, não existe comprovação de que suco de cenoura com gengibre seja eficaz para emagrecer. Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os ingredientes separadamente. 

Receita de suco de cenoura com gengibre

Ingredientes

  • 7 cenouras médias descascadas 
  • ¼ cabeça repolho 
  • ½ pepino médio 
  • 1 pedaço gengibre (2,5 cm)

Modo de preparo

Lavar e cortar todos os ingredientes em pedaços menores. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Passar o conteúdo por um pano de musselina ou saco filtro de alimentos após bater, para extrair o líquido.  Por fim, beba imediatamente.

Leia também: Receita de bolo de cenoura low carb

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.