Jabuticaba: Benefícios da fruta brasileira

Alimentação Bem-estar
02 de Março, 2020
Jabuticaba: Benefícios da fruta brasileira

A jabuticaba é uma fruta pequena de cor escura e tipicamente brasileira. Parte da alimentação de muitos, a pequena nativa da Mata Atlântica é muito característica e pode ser notada brotando no caule (tronco) da jabuticabeira, sua árvore. Não apenas por aqui, ela também pode ser encontrada em países próximos, por exemplo, na Argentina.

Assim, ela chama a atenção por sua suculenta polpa e seu doce sabor. Não só, suas propriedades também são notáveis. Entre essas, a vitamina C, encontrada em grande quantidade. Além desta, a vitamina E e diversos minerais, como magnésio e zinco, estão presentes na composição da fruta. 

A jabuticaba pode se gabar por ser rica em manganês, mineral essencial para a saúde óssea. Porém, embora a polpa ganhe em doçura, ela perde para o restante da fruta. As sementes oferecem substâncias saudáveis, caso dos taninos, substâncias protetoras das células. Há ainda fibras e algumas gorduras do bem.

Mas, a estrela da maioria das pesquisas é mesmo a casca preta. Pois, compostos encontrados na capa da fruta provocam um considerável relaxamento das artérias. E esse efeito contribui para baixar a pressão.

Leia mais: 5 frutas que você pode comer na dieta low carb

Benefícios da jabuticaba 

  • Fortalece a imunidade;
  • Previne doenças diversas;
  • Rica em fibras, ajuda no funcionamento intestinal;
  • Controla o nível de açúcar no sangue; 
  • Previne a anemia e infecções na pele.

Além disso, ela se sobressai por sua riqueza em vitaminas do complexo B, também muito presentes em carnes, leite e seus derivados. 

Leia também: As frutas mais saudáveis para colocar na dieta

Como consumir

Ainda, a fruta não precisa ser consumida apenas in natura, ela também pode fazer parte de uma deliciosa salada de frutas. Além disso, pode também participar de muitas outras receitas, por exemplo:

  • Geleias e compotas;
  • Doces, sorvete e picolé;
  • Sucos, vitaminas e smoothies;
  • Licor.

Leia mais: Melhores opções para quando bate a vontade de um doce

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!