Alimentos ricos em magnésio e seus benefícios

Alimentação Bem-estar
16 de Janeiro, 2024
Alimentos ricos em magnésio e seus benefícios

A importância de incluir alimentos ricos em magnésio na dieta é enorme. Afinal, ele é essencial para a saúde de nosso organismo e o oitavo mineral mais abundantemente encontrado na natureza. Por isso, está presente em diversos ingredientes.

Sua deficiência no corpo causa problemas na contração muscular, nas funções cerebrais, na produção de energia e sono em excesso. Em casos mais graves, pode até aumentar o risco de morte por doenças cardíacas. 

Mas a boa notícia é que com pequenos ajustes na dieta, é possível incluir fontes naturais de magnésio – e, além de tudo, saudáveis – no cardápio. Confira: 

Leia também: Magnésio: quem deve (e como) suplementar?

Alimentos ricos em magnésio

Sementes

As sementes são oleaginosas e, essencialmente, ricas em gorduras boas, como o ômega-3. Além disso, costumam ser fontes do mineral:

Não para por aí: amêndoas e castanhas, como a de caju e do Pará, também são fontes do mineral. 

Folhas verdes

Certamente, folhas verdes são uma excelente adição a qualquer dieta e isso se deve à riqueza de boas propriedades. Entre essas propriedades, o magnésio deve ser mencionado. Dessa forma, algumas folhas verdes especificamente se destacam por sua abundância nesse mineral:

Banana

A banana é comumente associada à grande quantidade de potássio, outro mineral essencial. Entretanto, ela também é rica em magnésio. Por isso, consumi-la faz-se muito importante, uma vez que é necessário adequar a ingestão necessária desses minerais tão importantes para a saúde. 

Ainda, outras frutas também são ricas em magnésio, por exemplo, figo.

Alimentos ricos em magnésio: salmão

Frequente e corretamente associado ao ômega-3, o salmão não é apenas fonte de gordura boa e proteína, mas de magnésio também. Sendo assim, esse peixe é uma boa opção para quem busca aumentar a ingestão do mesmo.

Chocolate amargo

Além de delicioso, o chocolate amargo é rico no mineral. Por isso, sua adição à dieta pode trazer diversos benefícios, como o fortalecimento da imunidade, devido à ação antioxidante. Além disso, previne o envelhecimento precoce, pois combate a ação dos radicais livres no organismo. 

Alimentos ricos em magnésio: abacate

Que o abacate é muito saudável, já sabemos. Além de ser uma excelente fonte de gordura boa, ajudar no emagrecimento e ser ótimo para a saúde do coração, é também fonte de magnésio. Por isso, proporciona diversos benefícios, como sua ação anti-inflamatória. Ainda, é fonte de vitamina K. 

Leguminosas

As leguminosas são o grupo de alimentos composto por: lentilha, os muitos tipos de feijão e grãos, como o grão-de-bico. Além de serem fontes de magnésio, são ricos em proteína vegetal e vitaminas importantes, como as do complexo B.

Alimentos ricos em magnésio: tofu

Querido pelos adeptos do vegetarianismo e do veganismo, o tofu é fonte de proteína, fibras e diversas vitaminas. Também, está ligado à diminuição do risco de alguns tipos de câncer e de problemas cardiovasculares.

Quanto magnésio devo ingerir por dia?

Em suma, acredita-se que devemos consumir, aproximadamente, 300 mg/dia desse mineral. Mas é claro que esse volume pode variar de acordo com características individuais como sexo, idade, fase da vida e condições existentes. 

Leia também: Por quanto tempo devo tomar magnésio?

Benefícios do magnésio

  • Melhora do sono;
  • Alívio dos sintomas da TPM;
  • Combate a sensação de fadiga;
  • Fortalece os ossos e os músculos;
  • Protege a saúde do sistema nervoso.

Leia também: Importância do magnésio na gravidez

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!