Sopa é calórica? Como deixar qualquer receita mais leve
É só a temperatura cair, que você já corre para preparar um caldo bem quentinho? Realmente, o prato é uma ótima opção para esquentar o corpo e aumentar a ingestão de água, que tende a diminuir nos dias mais frios. Contudo, muita gente ainda fica em dúvida sobre as calorias da sopa: afinal, o alimento pode fazer parte de uma dieta para emagrecer?
Claro que pode! Basta tomar alguns cuidados durante a escolha dos ingredientes, do modo de preparo e, é claro, da quantidade a ser ingerida! Confira algumas dicas para deixar as suas receitas mais leves:
Leia também: Dicas de como fazer a melhor sopa de legumes
Dicas para diminuir as calorias da sua sopa
1 – Escolha bem os legumes
Um erro muito comum é colocar muitos tubérculos na panela, que são ricos em carboidratos e podem acrescentar boas calorias ao prato. Por isso, tente escolher apenas um ou dois: seja batata, mandioquinha, mandioca, inhame…
Por outro lado, capriche nos vegetais pouco calóricos, por exemplo, chuchu, rabanete, abóbora, abobrinha, beterraba, vagem, couve-flor…
2 – Não pule as proteínas!
Não é raro nos esquecermos de um macronutriente muito importante na hora de preparar uma sopa: as proteínas! Elas são essenciais para a manutenção da massa magra e para aumentar a sensação de saciedade.
Aqui, também vale prestar atenção no tipo escolhido. Portanto, prefira fontes menos gordurosas (frango sem pele, carne bovina sem gordura, tofu e leguminosas), e deixe de lado os embutidos (linguiças e bacon).
3 – Dispense o creme de leite e a manteiga
Alguns preparos pedem creme de leite, leite ou até mesmo manteiga para que o caldo fique mais cremoso. O problema é que eles são bastante calóricos e gordurosos, e não deixam o prato mais leve.
Ainda deseja uma consistência mais espessa? Faça uma base de couve-flor ou chuchu: cozinhe os vegetais até que eles fiquem bem macios, bata no liquidificador, acrescente água e volte para a panela. Pronto! Agora, é só colocar o que quiser no seu caldo.
4 – Adicione fibras para diminuir as calorias da sopa!
Couve-manteiga, repolho, rúcula… Os vegetais folhosos acrescentam poucas calorias à sopa, mas contribuem com muitos nutrientes e fibras. Estas últimas, por sua vez, melhoram o trânsito intestinal e promovem mais saciedade.
5 – Cuidado com toppings e acompanhamentos
A gente sabe que uma sopinha com azeite, croutons, queijo ralado e pão é uma delícia! Contudo, esses acompanhamentos também são calóricos. Por isso, vale evitar consumi-los, ou escolher apenas um quando for comer.
6 – Tamanho do prato também conta para as calorias da sopa!
É claro que as calorias da sopa também aumentam se você repetir o prato, ou escolher uma tigela muito grande. Nesse caso, peça ajuda a um profissional para determinar qual é a quantidade ideal para você.
Leia também: Melhores sopas para aumentar a imunidade no inverno
Receitas de sopas com poucas calorias
Gostou das dicas? Veja, então, sugestões leves para apostar no inverno:
Sopa de legumes
Ingredientes:
Modo de preparo:
Primeiramente, cozinhe os vegetais em 200 ml de água e bata tudo no liquidificador.
Sopa com poucas calorias: tomate com manjericão
Ingredientes:
- Fio de azeite;
- 1 cebola;
- 2 dentes de alho;
- 500 g de tomate;
- 4 xíc (chá) de água;
- 2 col (sopa) de manjericão;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, esquente o azeite em uma panela, junte a cebola, o alho e refogue-os até ficarem levemente dourados. Então, adicione o tomate picado, a água, os temperos e ferva. Por fim, cozinhe com a panela tampada por, aproximadamente, 10 minutos e bata no liquidificador.
Sopa de beterraba
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de azeite;
- 1 cebola;
- 2 dentes de alho;
- 500 g de beterrabas;
- 1,5L de água;
- 2 col (sopa) de suco de limão;
- 1/2 colher de (sopa) de amido de milho;
- Sal e temperos a gosto.
Modo de preparo
Primeiramente, coloque o azeite em uma panela de pressão e aqueça-o em fogo alto. Assim, refogue a cebola e o alho. Em seguida, adicione a beterraba, a água, o suco de limão e deixe por 15 minutos, depois que começar a ferver. Então, transfira para o copo do liquidificador e bata até que fique homogêneo. Por fim, volte ao fogo alto e adicione os temperos e o amido de milho já dissolvido em meia colher (sopa) de água, e cozinhe, mexendo sempre, até encorpar.
Sopa com poucas calorias: legumes e frango
Ingredientes:
- 4 mandioquinhas;
- Cebola;
- Brócolis;
- 1 xíc de couve-flor;
- Abobrinha;
- Tomate sem pele e sem sementes;
- Água;
- 500 g de peito de frango cozido;
- Sal;
- Pimenta.
Modo de preparo:
Primeiramente, cozinhe os legumes na água e, sem escorrer, bata com o mixer. Em seguida, junte o frango, o sal e a pimenta. Assim, deixe ferver por 5 minutos.
Sopa de folhas
Ingredientes:
- 1/2 maço de acelga;
- 1/2 maço de espinafre;
- 2 chuchus;
- 1/2 maço de escarola;
- 2 beterrabas;
- 1/2 talo de salsão picado;
- 1 abobrinha;
- 5 folhas de couve;
- 1/2 maço de salsa (ou salsinha);
- 1 pitada de sal pimenta-caiena e cúrcuma a gosto;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Primeiramente, coloque os ingredientes numa panela funda e cubra com a água. Então, ferva por 10 minutos, abaixe o fogo e mantenha o ponto de fervura por mais 40 minutos. Por fim, espere amornar e bata no liquidificador.
Sopa com poucas calorias: legumes e ovo estalado
Ingredientes:
- 1 col (sopa) de azeite;
- 1/2 cebola;
- Alho;
- Água;
- 1 cenoura;
- 2 mandioquinhas;
- 1 abobrinha;
- 1/2 chuchu;
- 6 vagens;
- 1/2 xíc (chá) de salsinha;
- Sal e pimenta;
- 1 ovo.
Modo de preparo
Primeiramente, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Assim, acrescente a cenoura, coloque um pouco da água e refogue por 1 minuto. Em seguida, repita esse processo com a mandioquinha, a abobrinha, o chuchu e a vagem. Então, junte toda a água, a salsa, o sal e a pimenta. Sendo assim, feche a panela e deixe cozinhar até que os legumes fiquem al dente. Estale os ovos na sopa e mantenha no fogo (mas não mexa). Por fim, ajuste o sal e sirva em seguida.